Tornado no Paraná deixa seis mortos, mais de 430 feridos e destruição de casas
Especialistas classificaram o tornado no Paraná como EF3, de uma escala que chega até EF5; Rio Bonito do Iguaçu foi devastada pelo fenômeno
O Paraná registrou, na manhã deste sábado (8), seis mortes e 432 pessoas feridas com a passagem de um tornado de nível EF3 pelo Sul e Sudeste do país desde a sexta-feira (7). Segundo o governo do estado, a Defesa Civil, diversas equipes estaduais e voluntários seguem em operação no atendimento às vítimas e na avaliação dos danos causados pelo fenômeno.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Ainda conforme o governo do Paraná, dos feridos, nove estão em estado grave. Há também duas pessoas desaparecidas. Dos mortos, cinco eram de Rio Bonito do Iguaçu, sendo três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos, e uma de Guarapuava, um homem de 53 anos.
Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, foi uma das mais afetadas pelo tornado. Fortes ventos provocaram uma destruição generalizada no local. Imagens do Instagram, da página @olhovivoparana, mostram os estragos em casas na cidade (veja acima).
A Prefeitura do Município informou que estão recebendo doações de cobertores, colchões, alimentos não perecíveis e água potável. Rio Bonito do Iguaçu também preparou ginásios e espaços para receber a população que precisar de abrigo. O governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, conhecido como Ratinho Júnior, chegou na cidade na manhã deste sábado.
VEJA MAIS! Ciclone extratropical deve atingir São Paulo e três estados do Sul nesta sexta-feira (7)
Segundo estimativa da Defesa Civil do estado, há cerca de 10 mil pessoas impactadas pelos ventos. Até o momento, 28 pessoas estão desabrigadas e mil desalojadas.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prestou solidariedade às vítimas do tornado e anunciou a mobilização de forças federais em apoio à região. O comunicado foi publicado em sua conta no X (antigo Twitter).

Tornado no Paraná classificado como EF3
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como EF3 o tornado que causou destruição em cidades do Paraná na noite dessa sexta-feira (7).
Segundo o portal R7, especialistas classificam o fenômeno na escala Fujita, aprimorada por conta da presença de ventos ao redor de 250km/h. A escala começa do nível EF0, de danos leves, e pode chegar até EF5, de danos catastróficos, com a velocidade dos ventos aumentando gradualmente.