Temporal de poeira atinge Romaria, Monte Carmelo e região
Frente fria causa instabilidade no Triângulo Mineiro; fenômeno chamou atenção dos moradores nas cidades
-
A chegada da chuva no Triângulo Mineiro nesta segunda-feira (28) foi acompanhada por um fenômeno que chamou atenção de moradores de Uberlândia, Romaria e Monte Carmelo: nuvens de poeira se espalharam pelo céu momentos antes da precipitação.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O que causa o temporal de poeira?
Leitores do Paranaíba Mais enviaram imagens que mostram o tempo fechado, ventos fortes e muita poeira levantada nas ruas e bairros das três cidades. O temporal de poeira é provocado pela combinação de tempo seco, ventania e o avanço de uma frente fria.
Segundo o climatologista Denis William, a massa de ar frio que avança pelo Sudeste está aumentando a nebulosidade e criando condições para chuvas fortes e temporais isolados.
“Há chances de tempestades em Uberlândia e Uberaba, e um risco ainda maior nos municípios próximos ao estado de São Paulo. A atmosfera está instável e favorável à formação de nuvens densas e vento forte”, explicou.
Com a umidade do ar baixa em algumas regiões, o solo seco facilita o levantamento de poeira com a chegada do vento. A entrada da frente fria intensifica essa condição e deixa o céu com aspecto alaranjado ou acinzentado.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Uberlândia deve registrar mínimas entre 15 °C e 16 °C e máximas próximas de 31 °C até quarta-feira (30). Em Monte Carmelo e Romaria, o padrão é semelhante, com possibilidade de queda nas temperaturas durante as madrugadas e aumento do calor à tarde.
Leia Mais
O tempo continua instável e moradores devem ficar atentos a possíveis pancadas de chuva e rajadas de vento nos próximos dias.