Tempo seco intensifica riscos à saúde e provoca série de incêndios no Triângulo e Alto Paranaíba

Alerta do Inmet atinge mais de 200 cidades mineiras; Uberlândia e região registram aumento de queimadas e queda acentuada da umidade do ar

, em Uberlândia

-

Mais de 230 municípios mineiros, incluindo cidades do Alto Paranaíba, estão sob alerta devido à baixa umidade do ar. A condição, classificada como “estado de atenção” pela Organização Mundial da Saúde (OMS), eleva os riscos de problemas respiratórios, desidratação e favorece a ocorrência de incêndios em áreas urbanas e rurais.

Tempo seco
Incêndio em vegetação na avenida Brasil, em Araguari, foi controlado com 2.000 litros de água – Crédito: CBMMG/Divulgação

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar na região do Triângulo Mineiro deve permanecer entre 20% e 30% nos próximos dias, abaixo do índice de 60%, considerado ideal para a saúde. Em Uberlândia, por exemplo, os termômetros devem marcar entre 16°C e 30°C nesta terça-feira (5), com previsão de muitas nuvens, mas com umidade caindo para até 25% à tarde.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

No último mês, Uberlândia registrou umidade relativa do ar em 11%, nível crítico devido a uma massa de ar fria e seca que deve persistir na região.

Focos de incêndio aumentam com tempo seco

As consequências do clima já são sentidas. Somente nos primeiros dias deste mês, o Corpo de Bombeiros atendeu ao menos cinco ocorrências de incêndio em vegetação e lixo urbano em Araguari, com uso de mais de 8 mil litros de água para controlar as chamas. Os registros foram feitos em bairros como Portal de Fátima, Bosque, Goiás e Mato Grosso.

Além dos danos ambientais, os focos de incêndio representam perigo à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, que enfrentam maior dificuldade para respirar em ambientes com partículas em suspensão.

O mês de julho também trouxe um aumento nos incêndios em Uberlândia, reflexo direto da estiagem que atinge a região. Segundo dados do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foram registradas 117 ocorrências em áreas urbanas e florestais apenas em julho, elevando para 531 o total de registros em 2025. O número representa um salto expressivo em relação ao mesmo período do ano passado, acendendo o alerta para os riscos da seca prolongada.

×

Leia Mais

Cidades em alerta

O alerta do Inmet se estende a cidades do Alto Paranaíba:

  1. Arapuá

  2. Carmo do Paranaíba

  3. Coromandel

  4. Guarda-Mor

  5. João Pinheiro

  6. Lagoa Formosa

  7. Lagamar

  8. Paracatu

  9. Patos de Minas

  10. Presidente Olegário

  11. Rio Paranaíba

  12. São Gonçalo do Abaeté

  13. São Gotardo

  14. Tiros

  15. Vazante

  16. Varjão de Minas

Recomendações e cuidados

O Inmet e a Defesa Civil recomendam à população reforçar a hidratação, evitar atividades físicas nos horários mais quentes do dia e não colocar fogo em lixo ou vegetação, uma prática ilegal e perigosa, que pode agravar ainda mais a situação, durante o tempo seco.

Os moradores também podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199 em caso de emergências relacionadas ao clima seco e incêndios.