Solstício de verão: entenda por que sábado é o dia mais longo do ano

Sábado (21) é o dia mais longo do ano e marca o início do verão; entenda o que é o solstício de verão

, em Uberlândia

-

O Solstício de verão acontece neste sábado (21) e marca o início do verão no Hemisfério Sul. O solstício também é o dia mais longo do ano, devido à posição da Terra em relação ao Sol.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Verão vai até o dia 20 de março de 2025 - Crédito: Paranaíba Mais/ Kauê Altrão
Verão vai até o dia 20 de março de 2025 – Crédito: Paranaíba Mais/ Kauê Altrão

O que é o solstício de verão?

O solstício ocorre devido à leve inclinação do eixo de rotação da Terra, o que faz com que a luz solar incida de maneira diferente dependendo da posição no globo e da fase da translação terrestre ao redor do Sol.

Para regiões próximas à linha do Equador, como o Brasil, a variação na duração dos dias é quase imperceptível. Contudo, é um fato que no verão os dias são mais longos, enquanto no inverno, são mais curtos.

Esse efeito é mais intenso e perceptível à medida que se aproxima dos polos, onde os dias no verão se tornam cada vez mais longos.

Nos polos, chega um ponto no qual o sol não se põe, criando o fenômeno chamado “sol da meia-noite”, que pode durar até mais de um mês. Enquanto um polo está sempre iluminado, o outro está em total escuridão, provocando a “noite polar”.

Esses fenômenos extremos ajudam a entender como as mudanças na duração dos dias e noites acontecem gradualmente conforme se aproxima das latitudes mais extremas.

O solstício de verão é o dia em que a proximidade da Terra ao Sol atinge seu ponto máximo - Crédito: Vito Technology, Inc.
O solstício de verão é o dia em que a proximidade da Terra ao Sol atinge seu ponto máximo — Crédito:
Vito Technology, Inc.

Na linha do Equador, o tempo entre o nascer e o pôr do sol permanece constante, com cerca de 12 horas durante todo o ano. Em latitudes temperadas, como na região de Bariloche, na Argentina (aproximadamente 40 graus ao sul), os dias de verão têm cerca de 15 horas de luz solar.

Já no Círculo Polar Antártico, o sol nunca se põe por meses. No hemisfério norte, enquanto o Brasil vive o solstício de verão, ocorre o solstício de inverno, com o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

O solstício de verão é o momento em que o sol atinge seu ponto mais alto no céu. O sol parece subir até atingir esse pico e, depois, começa a descer novamente. Esse nome “solstício” vem do latim e significa “parada do sol”, que marca o momento exato em que o sol “para” de subir e começa a descer.

Leia mais:

Afinal, por que hoje é o dia mais longo do ano?

O solstício de verão é o dia em que a proximidade da Terra ao Sol atinge seu ponto máximo, resultando no dia mais longo do ano, com mais horas de luz solar. Após essa data, a duração da luz do dia começa a diminuir gradualmente, e os dias vão ficando progressivamente mais curtos até o solstício de inverno, que marca o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

No Hemisfério Sul, o solstício de verão ocorre geralmente entre os dias 21 e 22 de dezembro. No entanto, essa data exata pode variar devido à diferença entre o ano civil (com 365 dias) e o ano trópico (com aproximadamente 365 dias e 6 horas).