Previsão indica temperaturas altas e baixa umidade para feriado em Uberlândia e região

Máximas devem ficar entre 29°C a 33°C na maior parte da região, podendo chegar a 34°C em áreas mais baixas, como Ituiutaba, Santa Vitória, Campina Verde e Frutal

, em Uberlândia

-

O feriado municipal desta sexta-feira (15) em Uberlândia, em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, deve ser marcado por temperaturas elevadas, baixa umidade e céu com poucas nuvens, segundo o geógrafo William Borges e dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A data, que também é celebrada em outras cidades como Assunção de Nossa Senhora, mobiliza fiéis e turistas para eventos religiosos e culturais no Triângulo Mineiro.

Feriado em Uberlândia terá calor, ar seco e risco de queimadas
Feriado em Uberlândia terá calor, ar seco e risco de queimadas – Crédito: Freepik/Reprodução

As temperaturas mínimas devem variar entre 14°C e 18°C, com amanhecer menos frio que o habitual para agosto. O vento sopra de sudeste para leste com intensidade fraca e o céu permanece com poucas nuvens.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Tardes quentes e secas neste feriado em Uberlândia 

Os termômetros devem registrar máximas de 29°C a 33°C na maior parte da região, podendo chegar a 34°C em áreas mais baixas, como Ituiutaba, Santa Vitória, Campina Verde e Frutal. Em localidades de maior altitude, como Araxá, Patrocínio e Patos de Minas, as máximas ficam entre 26°C e 29°C. À tarde, o vento muda de direção para oeste-sudoeste (W-SW) e ganha intensidade forte.

Mesmo após o pôr do sol, a previsão é de poucas nuvens e ventos fortes. A ausência de chuva permanece em todo o período.

Confira as cidades mais quentes nessa data:

  • Mais intenso: Ituiutaba, Santa Vitória, Campina Verde, Monte Alegre de Minas, Prata, Frutal e Conceição das Alagoas;

  • Moderado: Uberlândia, Uberaba e Araguari;

  • Mais brando: Araxá, Patrocínio, Patos de Minas e Sacramento.

×

Leia Mais

Baixa umidade e riscos

A massa de ar seco deve manter a umidade relativa do ar em níveis críticos, com máxima de 50% e mínima de 20% nas horas mais quentes. O cenário aumenta o risco de queimadas e incêndios florestais, além de provocar desconforto térmico.

As autoridades recomendam manter a hidratação constante, usar protetor solar e roupas leves, evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h e, em hipótese alguma, realizar queimadas, devendo denunciar imediatamente qualquer foco de incêndio avistado.