As regiões do Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba devem enfrentar um período de instabilidade fraca a moderada nesta terça-feira (18). A previsão ocorre um dia após Uberlândia registrar uma forte pancada de chuva no fim da tarde, que levou a Defesa Civil a emitir alerta laranja para risco de alagamentos. A análise realizada pelo geógrafo William Borges que reúne dados de sistemas diversos, aponta para chuvas irregulares na região, com volumes variando de 2 mm a 15 mm, podendo chegar a 40 mm em pontos isolados.
Calor e chuvas isoladas marcam os próximos dias na previsão do tempo em Uberlândia – Crédito: Freepik/Reprodução
Segundo os modelos analisados, nesta terça-feira (18), não há presença significativa de sistemas de tempestades organizadas. O tempo fica instável de forma mais localizada, como costuma acontecer nesta época do ano.
O geógrafo explica que a umidade que chega pelo norte ajuda a formar nuvens de chuva, enquanto os ventos mais fracos facilitam a ocorrência de pancadas rápidas e isoladas.
Durante o dia, o calor intenso também estimula a formação das nuvens, especialmente no fim da tarde. Juntos, calor e umidade deixam o clima instável e sujeito a mudanças rápidas.
Previsão de hoje no Triângulo e Alto Paranaíba
Uberlândia — 5 a 15 mm Pancadas isoladas à tarde e à noite. Baixo risco de tempestades fortes.
Araguari — 5 a 12 mm Chuva rápida e passageira.
Uberaba — 2 a 10 mm Chance maior de chuva durante a noite.
Ituiutaba — 8 a 18 mm Uma das regiões mais úmidas; chuva mais frequente.
Santa Vitória — 10 a 20 mm Possibilidade de pancadas moderadas.
Tupaciguara — 6 a 14 mm Chuva típica de calor no fim da tarde.
Frutal — 12 a 22 mm Modelos apontam para núcleos mais fortes na região.
Prata — 5 a 12 mm Chuva isolada e moderada.
Monte Carmelo — 4 a 10 mm Instabilidade moderada.
Araxá — 2 a 8 mm Menor chance de chuva intensa.
Patrocínio — 5 a 10 mm Pancadas rápidas no fim da tarde.
×
Leia Mais
×
×
Forte chuva em Uberlândia tem alerta de granizo e possível inundação; veja imagens
×
×
Alerta de tempestade: chuva intensa e risco de granizo devem atingir Uberlândia e cidades da região
×
×
Primeira quinzena de novembro registra chuvas acima de 250 mm no Triângulo e Alto Paranaíba
Riscos e alertas para a população
Mesmo sem previsão de tempestades severas, a população deve ficar atenta a alguns riscos que podem ocorrer com as pancadas de chuva previstas para a região.
Em alguns pontos, a chuva pode cair com intensidade moderada e vir acompanhada de rajadas de vento, além do calor forte que costuma anteceder esses episódios. Também há a possibilidade de alagamentos em áreas que já têm histórico de problemas durante períodos chuvosos.
Na segunda-feira (17), os ventos chegaram a 85,6 km/h em Pirajuba e ultrapassaram os 60 km/h em cidades como Uberlândia, Ituiutaba, Canápolis, Ipiaçu e Santa Juliana, evidenciando o potencial de rajadas mais fortes durante os períodos de instabilidade.
No fim da tarde, uma pancada de chuva intensa atingiu diversos bairros de Uberlândia. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta laranja, que indica alto risco de alagamentos e reforça a necessidade de atenção redobrada em vias que costumam encher rapidamente, especialmente fundos de vale e áreas mais baixas da cidade.