Previsão aponta risco de tempestades e granizo no Triângulo e Alto Paranaíba

Instabilidade aumenta entre sexta (07) e domingo (09) com previsão de pancadas fortes, trovoadas, rajadas de vento e chuva mal distribuída

, em Uberlândia

-

O Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba devem enfrentar um período de forte instabilidade atmosférica entre esta sexta (07) e domingo (09). O cenário indica risco de tempestades, chuva irregular, ventos fortes e possibilidade de granizo em cidades como Patrocínio, Araxá e Monte Carmelo.

Fim de semana será instável e com risco de tempestades isoladas
Fim de semana será instável e com risco de tempestades isoladas – Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o boletim meteorológico elaborado pelo geógrafo William Borges, uma combinação de calor, alta umidade da Amazônia e ventos fortes em altitude cria uma condição típica para formação de tempestades e núcleos isolados de granizo.

O geógrafo destaca que as chuvas devem ocorrer de forma mal distribuída, com locais registrando altos volumes enquanto outras áreas, próximas, recebem pouca ou nenhuma precipitação.

Região tem risco de tempestades

A tendência é que as pancadas comecem já nesta sexta-feira (07), de forma mais isolada. Entre sábado (08) e domingo (09), o volume de chuva deve aumentar, especialmente para cidades como Patrocínio, Araxá, Monte Carmelo e Frutal, onde existe a possibilidade de granizo.

Entre os municípios com maior chance de chuva e tempestades estão Patrocínio, com previsão entre 50 e 80 milímetros, e Araxá, que deve acumular de 45 a 75 milímetros nos próximos dias, com possibilidade de granizo. Monte Carmelo também chama atenção, com estimativa entre 40 e 70 milímetros e risco de granizo isolado.

×

Leia Mais

Em Frutal, os acumulados podem variar de 35 a 65 milímetros, especialmente na faixa leste da cidade. Já Uberlândia tem previsão entre 20 e 50 milímetros, com pancadas mais fortes principalmente no fim da tarde e início da noite. Em Araguari, a projeção é de 25 a 55 milímetros, onde há possibilidade de rajadas de vento durante a formação das tempestades.

Nesta quarta-feira (05) uma chuva intensa causou estragos em Uberlândia e outras cidades do Triângulo Mineiro. As fortes rajadas de vento também provocaram uma nuvem de poeira que se espalhou por diversas cidades da região. O fenômeno foi observado em Uberlândia, Uberaba, Frutal, Conceição das Alagoas, Sacramento e Água Comprida, cobrindo parte do céu durante a tarde.

Horário de maior risco

A janela crítica de formação das tempestades deve ocorrer entre 14h e 20h, especialmente nos períodos de maior aquecimento. Após às 21h, tendência é de redução gradativa.