Patrocínio registra 0,3°C e fica entre as cidades brasileiras mais frias nos últimos dias

Cidade do Alto Paranaíba entrou no ranking das cidades brasileiras mais frias, ocupando terceiro lugar na terça-feira (12), segundo o Inmet

, em Uberlândia

Patrocínio, no Alto Paranaíba, esteve entre as cidades mais frias do Brasil na terça-feira (12), registrando mínima de 0,3°C. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município ocupou a terceira posição no ranking nacional de temperaturas, ficando atrás apenas de Cambará do Sul (RS), com -0,3°C, e de Monte Verde (MG), que também marcou 0,3°C, mas com critérios que a colocaram em segundo lugar.

Monte Verde e Patrocínio ficam entre as cidades brasileiras mais frias nesta segunda-feira (12)
Monte Verde e Patrocínio ficam entre as cidades mais frias do país na terça-feira (12) – Crédito: Freepik/Reprodução

Cidades brasileiras mais frias

Nos últimos dias, o ranking das quatro cidades mais frias do Brasil foi registrado pelo Inmet na terça-feira (12) da seguinte forma:

1. Cambará do Sul (RS) – temperatura mínima de -0,3°C, ocupando o 1º lugar;

2. Monte Verde (MG) – no Sul de Minas, marcou 0,3°C, ficando em 2º lugar;

3. Patrocínio (MG) – na região do Alto Paranaíba, também registrou 0,3°C, em 3º lugar;

4. Vacaria (RS) – com mínima de 0,5°C, fechou a lista em 4º lugar.

Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba

A onda de frio atingiu o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba nos últimos dias e trouxe temperaturas mínimas próximas de 1,0°C em várias cidades da região. Frutal, Pirajuba, Planura, Veríssimo e trechos de Uberlândia também registraram o frio intenso logo nas primeiras horas da manhã, reforçando a intensidade do resfriamento que tem afetado a região nos últimos dias.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Impacto em Minas Gerais

De acordo com informações do Inmet e do Sistema de Monitoramento Meteorológico (Sigmameteorologia), o frio foi mais intenso nas áreas do sul e sudoeste da região, com ocorrência de geadas e temperaturas negativas. Já o oeste apresentou mínimas mais amenas, variando entre 9°C e 13°C.

O Instituto emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para a possibilidade de geadas no Sul de Minas Gerais, válido a partir das 0h desta quarta-feira (13). O aviso indica risco leve de perdas em plantações, com temperaturas mínimas de até 3°C.

×

Leia Mais

Recomendações Defesa Civil

A Defesa Civil recomenda que, durante períodos de frio intenso, a população se agasalhe adequadamente, proteja crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, evite exposição prolongada ao ar livre e mantenha alimentação e hidratação adequadas. É importante usar aquecedores com segurança, vedar portas e janelas para conservar o calor, proteger encanamentos e animais domésticos, além de redobrar a atenção no trânsito e evitar viagens desnecessárias em condições de geada ou neblina.