Onda de calor na Europa causa mortes e fechamento da Torre Eiffel

Calor extremo deve atingir o continente até a quinta-feira (2). Ao menos 7 pessoas morreram por conta das altas temperaturas

, em Uberlândia

Uma onda de calor na Europa atingiu a França, Itália, Espanha, Alemanha e outros países nos últimos dias. O calor extremo deve normalizar a partir da quinta-feira (3) e já causou pelo menos 7 mortes. O fenômeno levou o país francês a fechar para visitas o último andar da Torre Eiffel, em Paris, nesta quarta-feira (2).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Onda de calor na Europa
Países na Europa registraram mais de 40 ºC – Crédito: Freepik
×

Leia Mais

França é atingida por onda de calor

O país chegou a ultrapassar a marca dos 41 °C. Segundo indicação do Ministério da Educação francês, cerca de 1,9 mil escolas públicas fecharam no país devido as altas temperaturas no interior. Cerca de 6 mil residências no Centro-Vale do Loire e em Poitou-Charentes, ficaram sem energia após o calor extremo afetar a infraestrutura subterrânea de energia.

Segundo o jornal francês Libération, um trabalhador de 51 anos morreu após desmaiar em um canteiro de obras na região de Yonne, que estava em alerta vermelho por conta da onda de calor na Europa. O Ministério Público da França informou que a morte está sendo investigada.

Outras duas mortes tinham sido informadas pela Ministra da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher. No entanto, segundo o Libération, a informação foi negada posteriormente pela promotora interina Margaret Parietti, e ambos óbitos não têm ligação com o calor.

Nas redes sociais, o presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou recomendações à população de proteção nos tempos de calor. Ele alertou às principais vítimas das altas temperaturas, as crianças e idosos, e pediu que os cidadãos prestem atenção aos seus familiares, vizinhos ou colegas de trabalho.

Onda de calor na Europa também causou outras mortes

Na Itália, dois homens morreram em praias na ilha de Sardenha devido à onda de calor na Europa. A primeira vítima tinha 75 anos e desmaiou na praia de Budoni. Já a segunda, tinha 60 anos e também desmaiou em uma praia, em San Teodoro.

Já a Espanha registrou quatro mortes, segundo as autoridades espanholas. Dois óbitos aconteceram devido a um incêndio florestal na Catalunha e outras duas mortes na Extremadura e em Córdoba.