Onda de calor marca veranico com temperaturas próximas a 40°C

Triângulo Mineiro e regiões enfrentam temperaturas de até 5°C acima da média para o mês; Campina Verde registrou a máxima da região, atingindo 36 °C

, em Uberlândia

O Brasil começou a segunda quinzena de agosto sob forte calor em diversas regiões. Estados do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste têm registrado temperaturas acima dos 35°C, com picos próximos a 40°C em cidades de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Maranhão e Piauí. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e regiões enfrentam tardes quentes, com termômetros 3°C a 5°C acima da média para o mês. Campina Verde registrou a máxima da região, atingindo 36 °C.

Veranico eleva as temperaturas no Brasil e Minas Gerais enfrenta onda de calor que agrava seca e queimadas
Veranico eleva as temperaturas no Brasil e Minas Gerais enfrenta onda de calor que agrava seca e queimadas – Crédito: Freepik/Reprodução

Segundo o geografo William Borges, o maior calor do país neste fim de semana foi registrado em Cuiabá, onde os termômetros chegaram a 40°C, superando o recorde anterior de 38,2°C registrado em 1º de agosto. A capital mato-grossense se tornou a segunda do país a alcançar 40°C em 2025, atrás apenas do Rio de Janeiro, que marcou 41,3°C em fevereiro.

📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Período de veranico

Segundo meteorologistas da Climatempo, a partir do dia 20 de agosto o país entrará no terceiro veranico do ano, que deve se estender até 25/8. O fenômeno é caracterizado pelo calor intenso e baixa umidade relativa do ar, consequência de um bloqueio atmosférico sobre o interior do Brasil. Com isso, os ventos frios vindos do Sul perdem força, enquanto massas de ar seco do Norte e Nordeste elevam a sensação térmica em várias regiões.

Impactos na região do Triângulo

Neste período de estiagem, a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba enfrentam uma onda crítica de incêndios em áreas ambientais. As anomalias indicam temperaturas acima da média climatológica, com calor intenso à tarde e madrugadas mais amenas apenas nas cidades de maior altitude, como Patrocínio, Araxá e Sacramento. O cenário também pode provocar queda da umidade relativa do ar, aumentando o desconforto térmico e os riscos à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.

O calor intenso tem se destacado no Triângulo Mineiro, onde Campina Verde liderou as marcas de temperatura, alcançando 36 °C
O calor intenso tem se destacado no Triângulo Mineiro, onde Campina Verde liderou as marcas de temperatura, alcançando 36 °C – Crédito: Reprodução/ William Borges

Campina Verde registrou a maior temperatura da região, chegando a 36 °C. Logo atrás aparecem Frutal, Iturama e Ituiutaba, com 35 °C. Em outras cidades, os termômetros marcaram 34 °C no Prata, 33 °C em Uberlândia e 30 °C em Araguari.

Conforme William Borges, no Triângulo Mineiro e região, a umidade relativa do ar tem atingido valores críticos, abaixo de 30%. Em Uberlândia, por exemplo, áreas centrais registraram umidade mínima de 19,9%, enquanto regiões com mais áreas verdes, como Mansour e Jardim Europa, mantiveram índices próximos a 26,5%.

×

Leia Mais

Onda de calor pelo Brasil

O veranico também deve manter as temperaturas elevadas em São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e interior do Nordeste. No Rio de Janeiro, a previsão é de máximas acima de 30°C, enquanto o Centro-Oeste e Norte devem registrar picos próximos a 39°C ou 40°C. O fenômeno evidencia a variabilidade climática do país, alternando períodos de frio intenso com ondas de calor incomuns para o inverno.