Instabilidades retornam e Triângulo Mineiro pode ter chuvas isoladas até sábado
Previsão indica pancadas irregulares de chuva e temperaturas mais amenas nas manhãs, após semanas de calor e baixa umidade
O tempo seco que marcou os últimos dias começa a dar espaço a áreas de instabilidade entre esta sexta-feira (29) e o sábado (30), segundo previsão analisada pelo geógrafo William Borges. A mudança pode trazer chuvas isoladas para a região, de intensidade fraca a moderada, entre 2 e 15 mm, com possibilidade de acumulados pontuais mais elevados.
Uberlândia, Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Campina Verde registram maior chance de pancadas isoladas entre 5 e 12 mm.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o geógrafo, as pancadas de chuvas isoladas indicam a transição atmosférica antes da chegada de uma frente fria ao Sudeste.
De acordo com o meteorologista Denis Garcia e os registros das estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estiagem atual já ultrapassa 60 dias em parte da região.
Leia Mais
Temperaturas amenas e chuvas isoladas
Durante as manhãs, as temperaturas serão mais amenas, variando de 15°C a 18°C em cidades de maior altitude, como Patrocínio, Araxá e Patos de Minas. Já durante as tardes, o calor persiste, com máximas entre 27°C e 31°C em grande parte da região.
Há risco de trovoadas isoladas em áreas do Sul e Sudoeste da região, principalmente em pontos como Iturama, Frutal e Campina Verde, onde os acumulados tendem a ser mais expressivos.
Destaques por cidades
- Uberlândia, Uberaba, Araguari, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas e Campina Verde: maiores chances de pancadas isoladas, acumulados previstos entre 5 e 12 mm.
- Patos de Minas, Patrocínio, Araxá e Catalão: chuvas mais irregulares, mas com possibilidade de eventos localizados de até 10 mm.
- Santa Vitória, Prata, Frutal, Conceição das Alagoas e Sacramento: instabilidades mais fracas, acumulados entre 2 e 8 mm.
Umidade relativa do ar e estiagem
As instabilidades favorecem leve elevação da umidade, que deve oscilar entre 35% e 55%, reduzindo momentaneamente os efeitos da seca.
Os últimos dias de chuva registrados foram:
- Uberlândia, Uberaba e Sacramento – 06/08 (22 dias sem chuva)
- Ituiutaba e Campina Verde – 24/06 (65 dias sem chuva)
- Patos de Minas – 11/06 (78 dias sem chuva)