INMET prevê chuvas e queda na temperatura nesta quarta-feira em Uberlândia

Instituto de Meteorologia emite alerta de chuvas e previsão de temperaturas variando entre entre 20°C e 31°C durante o dia

, em Uberlândia

-

Uberlândia e algumas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba devem enfrentar um clima instável nesta quarta-feira (16), com céu  nublado e volumes considerados de precipitações ao longo do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu Alerta Laranja para a região, indicando chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes e possibilidade queda de granizo em algumas áreas.

Previsão com Alerta Laranja emitido pelo INMET prevê chuvas intensas durante o dia - Crédito: Kauê Altrão
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores – Crédito: Kauê Altrão

As temperaturas devem seguir estáveis, variando entre mínimas de 20°C e máximas de 31°C, seguindo o padrão climático típico do outono na região. Ventos fracos, com direção predominante do noroeste ao norte, também estão previstos. A cidade segue sob Alerta Laranja, com possibilidade de chuvas intensas entre 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm ao longo do dia, além de rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados. A umidade relativa do ar em Uberlândia deve oscilar entre 50% e 100% . Os índices mais altos são esperados nas primeiras horas do dia, contribuindo para a formação de nuvens carregadas e instabilidade atmosférica.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“Com a passagem de uma frente fria que atingiram cidades do leste do Sudeste nos últimos dias, um corredor de umidade foi formado sobre áreas do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Esse corredor de umidade provoca o aumento de vapor d’agua na atmosfera o que auxilia na presença de instabilidade. Além disso, nas camadas mais altas da atmosfera estamos sob a atuação de jatos de altos níveis (região da atmosfera com ventos muito intensos), isso faz com que haja divergência em altos níveis, ou seja, nas camadas altas da atmosfera o ar está sendo levado para outras regiões. Se há divergência nos níveis mais altos haverá convergência em níveis mais baixos, ou seja, o vazio que o ar transportado em altos níveis deixou precisa ser ocupado, o que faz com que haja movimento ascendentes (movimentos para cima) do ar nessa região, que como está com muita presença de vapor d’água desenvolve a condensação e a formação de nebulosidades e de chuva sobre a região”, afirma o meteorologista Denis Garcia.

Quem pretende viajar ou realizar atividades externas durante o feriado prolongado deve ficar atento às atualizações meteorológicas e seguir as orientações dos órgãos de defesa civil. Para mais detalhes, confira a previsão especial para o feriadão.

MAIS! Previsões meteorológicas: uma ciência em evolução