Inmet emite alerta para 17 estados; risco de ventos fortes e alagamentos

Norte e Nordeste devem ser as regiões mais afetadas; população deve redobrar os cuidados

, em Uberlândia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 17 estados nesta sexta-feira (21). As regiões Norte e Nordeste devem ser as mais atingidas, com risco de ventos fortes, alagamentos e descargas elétricas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Temporal alaga Rondon Pacheco
Inmet emite alerta para 17 estados; risco de ventos fortes e alagamentos – Crédito: reprodução/redes sociais

O aviso foi dividido em dois níveis de severidade. O primeiro, classificado como “perigo potencial” e indicado pela cor amarela, prevê precipitações entre 20 e 30 mm/h e ventos de até 60 km/h em estados como Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Veja mais: Após forte calor de manhã, Uberlândia tem tempestade com vendaval e granizo à tarde

Já o alerta laranja, de maior gravidade, inclui Amapá, Amazonas, Ceará, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. Nesses locais, a previsão indica chuva de até 100 mm/dia e ventos que podem chegar a 100 km/h, além do risco de quedas de árvores, corte de energia elétrica e alagamentos.

O Inmet orienta a população a evitar abrigo sob árvores durante ventanias, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e, se possível, desligar aparelhos elétricos em caso de tempestades.