Fim de semana quente: Uberlândia terá máximas de até 36°C e baixa umidade
Apesar de uma leve queda nas máximas, que devem variar entre 34°C e 36°C, o calor permanece no fim de semana
-
O fim de semana em Uberlândia será marcado pela continuidade das altas temperaturas e da baixa umidade do ar. De acordo com o geógrafo William Borges, apesar de uma leve queda nas máximas, que devem variar entre 34°C e 36°C, o calor permanece, e a mínima segue estável entre 17°C e 19°C. A umidade relativa do ar continua em níveis críticos, podendo chegar a 20% ou menos, o que acende alerta para a saúde e o risco de queimadas.

Nesta sexta-feira (12), a máxima pode alcançar a 37°C e a umidade relativa do ar pode variar entre 10% e 40% até o final do dia, caracterizando estado de atenção e risco para a saúde.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Fim de semana quente
Sábado (13)
- Máxima pode chegar a 36°C.
- A umidade pode variar de 20% a 60%.
Mesmo com esse cenário, a circulação de ventos pode diminuir a sensação de calor, mas não altera de forma significativa o quadro de tempo seco.
Domingo (14)
- Céu deve ter poucas nuvens e as temperaturas variam entre 19°C e 34°C.
- A tendência é de elevação da mínima e declínio da máxima.
A umidade relativa do ar deve oscilar de 20% a 60%, ainda em patamar considerado preocupante.
Situação crítica da umidade
A tarde da última quinta-feira (11) registrou índices extremos de baixa umidade em Uberlândia, com mínima de 9,4% e máxima de 16,9%.Esse cenário é típico do inverno climatológico no Cerrado e intensifica os riscos de incêndios e problemas respiratórios. Na quarta-feira (10), a umidade relativa do ar em Uberlândia chegou a 7%, o menor índice registrado em 2025. Em outras cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o percentual caiu para 4%, patamar semelhante ao observado em áreas desérticas.
Leia Mais
Recomendações de saúde e prevenção
-
Beba água constantemente, mesmo sem sede;
-
Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h;
-
Não pratique queimadas; o risco de incêndio é extremo;
-
Redobre os cuidados com idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
Perspectiva para a próxima semana
Segundo Willian Borges, a tendência é de manutenção do calor e do tempo seco, com previsão de novos episódios de umidade crítica entre 10% e 15%. A entrada de ventos moderados durante o fim de semana deve aliviar levemente a sensação de abafamento, mas a melhora significativa na umidade só deve ocorrer com a chegada de uma frente fria no final do mês.