Emergência: Mais 19 Municípios mineiros recebem reconhecimentos

De acordo com a Defesa Civil nacional, há 149 municípios em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

, em Uberlândia

-

A situação de emergência devido às chuvas foi reconhecida em mais 19 municípios de Minas Gerais nesta terça-feira (25). De acordo com a Defesa Civil nacional, há 149 municípios na mesma situação. Prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

A portaria nº 531, com os reconhecimentos de emergência feitos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Chuvas em Minas Gerais
Minas Gerais tem 149 com reconhecimento federal de emergência – Crédito: Instagram/Prefeitura de Ipatinga

Estão na lista os municípios de Brasília de Minas, Cambuí, Carangola, Chapada do Norte, Coluna, Descoberto, Francisco Badaró, Francisco Sá, Ladainha, Lagoa dos Patos, Machado, Maravilhas, Mercês, Nova Porteirinha, Rosário da Limeira, Rubelita, Santa Maria do Salto, Senador Modestino Gonçalves e Vespasiano.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Do total de municípios em situação de emergência em Minas Gerais, 115 são por chuvas intensas, 19 por seca, seis por queda de granizo, cinco por vendaval e quatro por incêndios florestais.

Municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste estão na lista em Situação de Anormalidade da Defesa Civil estadual, como Tapira, Uberaba, Capinópolis, Paracatu, Campo Florido e Presidente Olegário.

Entre os recursos que podem ser solicitados estão compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Como solicitar recursos

A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

×

Leia Mais