Defesa Civil emite alerta de baixa umidade do ar no Triângulo até domingo (24); confira cuidados

Inmet orienta cuidados com hidratação, saúde e prevenção de queimadas na região

, em Uberlândia

A Defesa Civil emitiu um alerta de baixa umidade do ar em Minas Gerais, válido até as 18h do próximo domingo (24). A condição atinge diversas cidades da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, incluindo Uberlândia e municípios vizinhos, e pode trazer riscos à saúde da população.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

alerta de baixa umidade do ar
Baixa umidade e tempo seco em Uberlândia elevam riscos à saúde – Crédito: Divulgação/Secom PMU

Segundo o órgão, os índices de umidade podem ficar variar entre 20% e 12%, patamar considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esse cenário exige medidas de precaução, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, por estar abaixo do ideal para saúde humana.

VEJA TAMBÉM: Onda de calor avança no fim de semana em cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

As recomendações incluem beber bastante água, evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia — entre 10h e 17h —, usar roupas leves e permanecer em ambientes arejados.

O uso de umidificadores ou até mesmo toalhas úmidas nos cômodos da casa também ajuda a amenizar os efeitos do tempo seco.

×

Leia Mais

Outro ponto de atenção é a necessidade de evitar queimadas em lotes vagos, pastagens e áreas de descarte de lixo. A baixa umidade relativa do ar, somada às altas temperaturas, aumenta o risco de incêndios urbanos e florestais.

O alerta reforça a importância de cuidados preventivos para reduzir os impactos do clima na saúde e na segurança da população mineira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu uma alerta para baixa umidade. Além das regiões de Minas Gerais, as áreas afetas incluem São Paulo, Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.