Defesa Civil alerta para risco de temporais no Triângulo e Alto Paranaíba nesta quinta
Boletim metereológico indica risco moderado a elevado de chuvas intensas, rajadas de vento e granizo em cidades como Uberlândia, Patos de Minas e Araxá
A quinta-feira (9) será marcada por forte instabilidade atmosférica em diversas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba com risco de temporais. De acordo com a Defesa Civil, há risco de formação de tempestades isoladas a severas, principalmente durante a tarde e à noite.
Entre os municípios com maior probabilidade de temporais, com rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa localizada, estão Uberlândia, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Araxá e Monte Carmelo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O alerta considera a presença de fatores que favorecem o desenvolvimento de cumulonimbus, nuvens associadas a descargas elétricas, granizo e ventania.
Calor e umidade aumentam risco de tempestades
O aumento da temperatura durante o dia e a umidade vinda da Amazônia deixam a atmosfera propícia para tempestades localizadas. Apesar do risco de tornados ser baixo, a chance de chuvas intensas e granizo é alta. O período mais crítico deve ocorrer entre 17h e 22h.
Veja as cidades com maior risco:
-
Uberlândia: chuvas fortes, raios e ventos intensos.
-
Araguari: trovoadas e pancadas isoladas.
-
Patos de Minas: chance de granizo e tempestades.
-
Patrocínio: chuva intensa e granizo localizado.
-
Araxá: ventos fortes e descargas elétricas.
Cidades como Ituiutaba, Uberaba, Campina Verde e Frutal têm menor risco, mas ainda podem ter pancadas rápidas de chuva à noite.
Leia Mais
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima fica acima de 35°C e mínima de 21°C, com umidade entre 25% e 80%, exigem atenção redobrada. A previsão indica melhora a partir de sexta-feira, mas ainda podem ocorrer chuvas pontuais no fim de semana.
Cuidados e recomendações
A Defesa Civil e a Prefeitura orientam a população a evitar áreas abertas durante raios, não se abrigar sob árvores ou estruturas frágeis, desligar aparelhos eletrônicos e redobrar atenção no trânsito, devido ao risco de alagamentos e enxurradas rápidas.