Chuvas no Triângulo Mineiro podem se formar em menos de 10 minutos, alerta climatologista

Chuvas fortes e tempestades podem afetar diversas regiões do estado nesta semana; riscos incluem danos materiais e quedas de árvores

, em Uberlândia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas para partes do Triângulo Mineiro entre esta quarta (12) e quinta-feira (13). Segundo o climatologista Denis Willian, a passagem da última frente fria formou um fraco canal de umidade sobre regiões do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul de Minas e extremo oeste do Triângulo Mineiro, criando condições propícias para a formação de chuvas e até temporais.

De acordo com o especialista, a combinação de temperaturas acima dos 30°C e a umidade elevada favorece a formação rápida de nuvens carregadas, podendo resultar em tempestades em curto espaço de tempo. “A condição climática atual possibilita que chuvas intensas e até temporais se formem em menos de 10 minutos, principalmente no período da tarde e início da noite”, destacou o climatologista.

chuvas: Qual a previsão do tempo no triangulo mineiro
Os temporais previstos podem vir acompanhados de rajadas de vento e queda de granizo. – Crédito: Redes Sociais

MAIS! Chuvas em Minas Gerais causam 26 mortes e deixam mais de 5 mil pessoas sem casa

Alerta para chuvas intensas em 306 cidades

O alerta do Inmet abrange 306 cidades de Minas Gerais, incluindo municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Zona da Mata e Campo das Vertentes. A previsão é de precipitações de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Entre as principais cidades do Triângulo Mineiro em alerta estão Uberaba, Ituiutaba, Frutal e Santa Vitória.

Previsão do tempo indica calor e instabilidade climática em Uberlândia - Crédito: Kauê Altrão
O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores. Crédito: Reprodução / TV Paranaíba – Crédito: Kauê Altrão

O Inmet destaca que as tempestades podem causar instabilidades na rede elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. A recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.