Chuvas e trovoadas continuam durante o fim de semana no Triângulo e Alto Paranaíba
Instabilidade deve continuar até segunda (3) com pancadas isoladas, trovoadas e sensação de abafamento em várias cidades da região
-
O fim de semana será marcado por chuvas irregulares e temperaturas elevadas, com volumes variando entre 10 e 35 milímetros, podendo ultrapassar 50 mm em áreas isoladas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O período entre 31 de outubro e 3 de novembro será de tempo instável.
Apesar disso, não há previsão de longos períodos de chuva, o tempo continua favorável para pancadas rápidas, principalmente durante a tarde e à noite.
Calor durante o dia e refresco após as chuvas
As manhãs permanecem abafadas, com temperaturas variando entre 20°C e 23°C. Durante a tarde, os termômetros sobem e devem alcançar 30°C a 34°C, especialmente antes das pancadas de chuva.
Após os temporais, o clima tende a refrescar levemente, com mínimas entre 18°C e 20°C. A instabilidade deve permanecer até segunda-feira (3).
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Previsão aponta chuvas e trovoadas
A previsão indica continuidade do padrão de instabilidade na primeira semana de novembro. Ainda não há sinal de veranico, e os totais de precipitação tendem a aumentar gradualmente.
-
Uberlândia: pancadas entre tarde e noite, com acumulados irregulares entre 15 e 35 mm;
-
Uberaba: chuvas isoladas, podendo chover forte em pontos específicos;
-
Araguari: risco de rajadas de vento e tempestades curtas ao final da tarde;
-
Patos de Minas: instabilidade mais acentuada, com até 45 mm previstos;
-
Araxá e Sacramento: maior potencial de chuva forte devido à proximidade com a Serra da Canastra;
-
Ituiutaba e Frutal: acumulados menores, entre 5 e 20 mm, e períodos de sol entre as pancadas.
Outros municípios, como Patrocínio, Monte Alegre de Minas e Campina Verde, também terão tempo abafado e pancadas localizadas.
Leia Mais
Alerta para ventos e pontos de alagamento
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmert) divulgou nesta quinta-feira (30), às 09h05, um aviso válido até sexta-feira (31) sobre chuvas intensas na região, com volumes entre 20 e 30 mm/h e possibilidade de atingir 50 mm em pontos isolados. O instituto também alerta para ventos fortes de 40 a 60 km/h, além de baixo risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
William Borges reforça que as pancadas podem ser localmente fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Em áreas urbanas com drenagem deficiente, há risco de alagamentos pontuais.
Nesta quinta-feira (30), pequenos pontos de alagamentos já foram registrados nos bairros Presidente Roosevelt, Brasil, Custódio Pereira, Santa Rosa e Bom Jesus. Houve forte chuva em diversos bairros da cidade.
A orientação da Defesa Civil é que a população evite pontos críticos de alagamento. A orientação é evitar trânsito em vias alagadas e buscar abrigo seguro durante as trovoadas.