Chuva passageira alivia baixa umidade em Uberlândia, mas tempo seco deve continuar
Apesar do rápido alívio, o cenário de pouca umidade persiste. Frente fria ainda deve avançar sobre o Triângulo no fim de semana
A tarde desta terça-feira (5) foi marcada por uma leve chuva em bairros de Uberlândia. Apesar da umidade relativa do ar ter subido momentaneamente para cerca de 68%, os modelos meteorológicos apontam que o alívio será passageiro: a previsão é de que tenha novamente uma queda acentuada nesta quarta-feira (6) — exigindo ainda atenção para os próximos dias.
Pelas redes sociais, moradores compartilharam chuvas isoladas, relatadas nos bairros como Umuarama, Centro, Roosevelt, Jardim Brasília, Copacabana, etc. Apesar disso, até as 19h, havia sido registrados somente 0,6 mm.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o climatologista Denis William, a variação na baixa umidade em Uberlândia foi pontual e limitada a algumas regiões da cidade. “Foi algo bem isolado, mas serviu para amenizar um pouco a secura. A tendência, porém, é de que volte a cair rapidamente amanhã”, explicou.
Ainda conforme o climatologista, a umidade devem se aproximar dos 26%, caracterizando estado de atenção, segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na semana passada, a chuva também pegou os moradores da região de surpresa e veio acompanhada por uma intensa nuvem de poeira que avançou sobre várias cidades.
Leia Mais
Massa de ar frio e seca chega à região
Além da baixa umidade, uma massa de ar frio e seca começa a avançar sobre o Triângulo Mineiro, o que deve derrubar ainda mais as temperaturas nos próximos dias. De acordo com Denis William, o frio esperado para o final de semana está confirmado.
“Vai fazer frio, sim. Pode até ser um pouco mais intenso do que o previsto inicialmente. Ainda é difícil cravar a temperatura exata, mas as mínimas devem cair consideravelmente”, afirmou.
Ele também sinalizou que o sábado (9) poderá ser nublado, com possibilidade de novos chuviscos isolados, especialmente em cidades ao sul da região, como Sacramento e Uberaba.
“Os modelos estão mudando a todo momento, então ainda é difícil prever chuvas consistentes. Mas o cenário aponta para um sábado fechado, com possibilidade de ocorrência semelhante à de hoje”, destacou o especialista.

Cuidados com a baixa umidade em Uberlândia
Com a umidade do ar em níveis críticos, especialistas alertam para uma série de cuidados que devem ser adotados para preservar a saúde, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Confira as principais recomendações:
- Hidrate-se: beba água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. A hidratação ajuda a evitar ressecamento das vias respiratórias e da pele
- Evite atividades físicas nos horários mais quentes: entre 10h e 16h, o ar está mais seco e a temperatura mais elevada, o que aumenta o risco de desidratação e exaustão
- Use soro fisiológico: ajuda a manter a umidade das narinas e a evitar irritações nas vias respiratórias
- Umedeça o ambiente: use toalhas molhadas, bacias com água ou umidificadores para aliviar o ressecamento do ar em casa ou no trabalho
- Evite ar-condicionado por longos períodos: além de ressecar ainda mais o ambiente, o uso prolongado pode agravar problemas respiratórios
- Cuide da alimentação: alimentos ricos em água, como frutas e legumes, ajudam na hidratação do corpo
- Não queime lixo ou mato: as queimadas urbanas agravam ainda mais o ressecamento e aumentam o risco de problemas respiratórios graves