Chuva em Uberlândia registra mais de 30 milímetros e causa alagamentos
Defesa Civil registra 30,7 mm de precipitação no setor leste; Triângulo Mineiro segue em alerta de chuvas intensas até terça-feira (29)
A chuva em Uberlândia provocou alagamentos, interdições e transtornos em vários pontos da cidade no início da tarde desta segunda-feira (28), principalmente na região do Parque do Sabiá e da BR-050. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) registrou um acumulado de 30,7 milímetros de precipitação apenas no setor leste, com rajadas de vento superiores a 37 km/h em áreas rurais.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo o Capitão e coordenador da Defesa Civil, João Batista Afonso, o volume de água acumulado em pouco tempo resultou em uma enxurrada de alta energia, com forte poder de arrasto. A força da correnteza danificou o asfalto, arrancou bocas de lobo e deixou ruas cobertas por lama. Toda a BR-050 na altura do Parque do Sabiá precisou ser interditada, e nem caminhões conseguiram atravessar o trecho. A Marginal da rodovia também ficou inundada.

A chuva em Uberlândia também impactou obras de galerias pluviais em construção no setor leste, que tiveram parte das estruturas afetadas pela intensidade da enxurrada. A Defesa Civil orientou motoristas e motociclistas a evitarem a região, destacando a necessidade de buscar rotas alternativas até que o volume de água escoe e a situação seja estabilizada.
A Defesa Civil informou que o Triângulo Mineiro permanece sob alerta amarelo para chuvas intensas até às 10h desta terça-feira (29), conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). As recomendações são para redobrar a atenção em áreas de risco, evitar trafegar por ruas alagadas e ficar atento a possíveis buracos abertos nas vias.
Entre os setores mais afetados pela chuva em Uberlândia, estão bairros localizados no entorno do Parque do Sabiá e do Morumbi, que registraram os maiores volumes de precipitação.
Top 5 maiores volumes de precipitação registrados:
-
Setor Leste – Escola Prof. Oswaldo V. Gonçalves: 30,7 mm
-
Setor Leste – UBSF Morumbi: 29,5 mm
-
Setor Leste – Dom Almir: 28,0 mm
-
Setor Norte – Roosevelt: 27,3 mm
-
Setor Leste – DMAE Rondon: 23,6 mm
Leia Mais
Top 5 maiores rajadas de vento registradas:
-
Zona Rural – DMAE Sucupira: 37,69 km/h
-
Setor Leste – UBSF Ipanema: 33,00 km/h
-
Zona Rural – EM Olhos D’Água: 30,37 km/h
-
Setor Oeste – UBSF Luizote: 30,46 km/h
-
Setor Leste – Grand Ville: 30,10 km/h
As rajadas mais fortes foram observadas em áreas rurais, como a região de Sucupira, enquanto os maiores volumes de chuva ocorreram no setor leste.