Chuva em Uberlândia causa queda de árvore e interdita rua no Osvaldo Rezende
Corpo de Bombeiros realizou o corte e desobstrução da via; previsão indica pancadas isoladas e risco de trovoadas durante a semana
Kethelyn Luiza , em Uberlândia
-
A queda de uma árvore de grande porte bloqueou a Rua Raulino Cotta Pacheco, no bairro Osvaldo Rezende, na madrugada desta segunda-feira (17), após a chuva em Uberlândia. O tronco tombou sobre a pista devido ao solo encharcado e impediu o tráfego até a chegada do Corpo de Bombeiros, que fez o corte e a remoção dos galhos. Ninguém ficou ferido.

Segundo a corporação, o volume de chuva acumulado nas primeiras horas do dia contribuiu para o encharcamento do solo, favorecendo o tombamento da árvore. Após a ação dos militares, a via foi totalmente desobstruída e liberada para o tráfego.
Chuva em Uberlândia registra volumes irregulares
De acordo com análise meteorológica elaborada pelo geógrafo William Borges, a instabilidade registrada entre a noite de domingo (16) e a madrugada desta segunda (17) apresentou comportamento típico da estação chuvosa, atuando principalmente nas regiões central e sudeste da cidade.
Os volumes variaram entre 0 mm e 9,2 mm, com destaque para a região central, especialmente os bairros Lídice, Tubalina, Patrimônio, Morada da Colina, Tabajaras, Daniel Fonseca e Vigilato Pereira.
Em áreas como Roosevelt, Jardim Canaã e Pacaembu, o acumulado ficou em 0 e 3 mm, refletindo instabilidade fraca.
Leia Mais
Primeira quinzena de novembro registra chuvas acima de 250 mm no Triângulo e Alto Paranaíba
Interdições de trânsito neste fim de semana vão alterar rotas em Uberlândia
Previsão do tempo em Uberlândia: como interpretar e onde buscar dados climáticos confiáveis
Chuva fraca, mas suficiente para causar transtornos
Apesar de não terem ocorrido temporais severos, rajadas intensas ou granizo, a combinação entre umidade elevada, resfriamento durante a madrugada e solo previamente molhado contribuiu para quedas de galhos e, como no caso do Osvaldo Resende, a queda de uma árvore inteira.
Segundo o geógrafo e meteorologista William Borges, compreender de onde vêm essas previsões é fundamental.
Tendência para os próximos dias
Para o período de 17 a 23 de novembro, a previsão indica que Uberlândia deve registrar chuva abaixo da média, mas ainda com pancadas isoladas, principalmente no fim da tarde e à noite. As temperaturas permanecem acima da média, com sensação de abafamento e risco baixo a moderado de trovoadas localizadas.
Em dias mais secos, o risco de queimadas aumenta e a irregularidade das chuvas pode afetar áreas agrícolas e o consumo hídrico no meio rural.
Primeira quinzena de novembro registra 250 mm
A primeira metade de novembro confirmou o início da estação chuvosa nas cidades de Tupaciguara e Araguari, com volumes acima da média para o período e ocorrência de tempestades isoladas. O cenário foi apresentado no boletim elaborado pelo geógrafo William Borges, com base em dados do Inmet e Cemaden, que registrou acumulados variando entre 30 mm e 258 mm entre os dias 1º e 15. Já em Uberlândia, a peciptação está bem abaixo da média histórica.