Chuva em Uberlândia causa estragos em diversos bairros com granizo e ventos fortes

Defesa Civil registra quedas de árvores, danos em residências e transtornos nas vias públicas

, em Uberlândia

-

A intensa chuva em Uberlândia, acompanhada por ventos de até 66 km/h e granizo, atingiu principalmente as zonas sul e oeste da cidade nesta quinta-feira (23). O temporal deixou um rastro de destruição, incluindo quedas de árvores, danos a estruturas residenciais e transtornos no trânsito.

chuva em Uberlândia
Crédito: Via Drones

 

Prejuízos relatados por moradores

Davi Batista do Prado, morador da Rua do Canarim, compartilhou sua experiência com a chuva em Uberlândia: “Foi assustador. O vento era tão forte que arrancou telhas metálicas, jogando-as metros para o alto. O barulho foi ensurdecedor, e minha esposa ficou em estado de choque. Granizo acumulou nas mãos, tamanha a quantidade que caiu.” Veja:

Além disso, postes foram derrubados, como na Avenida Francisco Galácio, no bairro Jaraguá, onde um outdoor tombou e invadiu parcialmente a pista, exigindo atenção redobrada dos motoristas.

Dados da Defesa Civil

Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, os maiores índices de precipitação foram registrados no setor sul, com destaque para o Parque Gávea (43,7 mm) e o Polo Tecnológico (40,6 mm). Já no setor oeste, o bairro Tubalina enfrentou rajadas de vento de 56 km/h e árvores caídas, algumas ameaçando fios de energia elétrica e bloqueando a saída de veículos.

“Recebemos várias solicitações de atendimento. Felizmente, até o momento, não houve vítimas ou feridos, mas estamos em alerta para monitorar novos pontos críticos”, afirmou o capitão Afonso, coordenador da Defesa Civil.

MAIS! Chuva de granizo castiga região sul de Uberlândia

Prevenção e orientações

O órgão reforça a importância de seguir recomendações em situações de chuvas fortes:

  • Evitar transitar por áreas alagadas e locais com risco de queda de árvores;
  • Desligar aparelhos eletrônicos durante tempestades;
  • Contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 em casos de emergência.

Com rajadas de vento localizadas e previsão de novos temporais, a Defesa Civil segue com o trabalho de vistoria e desobstrução de vias públicas. 

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

 

Veja mais registros de estragos da chuva em Uberlândia

Estragos da chuva em Uberlândia. – Crédito: Reprodução / redes sociais