Calor extremo atinge o Sudeste, enquanto temporais castigam o Sul do Brasil

Temperaturas podem superar em 5°C a média do mês, enquanto tempestades ameaçam com ventos fortes e granizo

, em Uberlândia

O Sudeste do Brasil enfrenta uma onda de calor extremo, com temperaturas que podem superar em até 5°C a média do mês. No Rio de Janeiro, os termômetros devem atingir 41°C nesta segunda-feira (17), conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto isso, o Sul do país está sob alerta de temporais, com possibilidade de chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e queda de granizo.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Calor extremo atinge o Sudeste, enquanto temporais castigam o Sul do Brasil
Calor extremo atinge o Sudeste, enquanto temporais castigam o Sul do Brasil – Crédito: Freepik

O calor extremo persistirá em São Paulo, Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e no nordeste do Paraná, além do Rio de Janeiro. Segundo o Inmet, o fenômeno pode elevar as temperaturas bem acima do esperado para o período.

×

Leia Mais

No Sul, a previsão indica chuvas volumosas e tempestades em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde há aviso laranja para tempestade. A expectativa é de acumulados de até 100 mm e rajadas de vento que podem atingir 100 km/h. O extremo sul de São Paulo e parte do Mato Grosso do Sul também podem ser afetados, com previsão de precipitações de até 50 mm e alerta de perigo potencial.

Chuva no sul
A expectativa é de acumulados de até 100 mm no sul – Crédito: Freepik

Além dessas regiões, instabilidades atmosféricas devem provocar chuvas intensas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Amapá, Maranhão e litoral da Paraíba, o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical pode resultar em acumulados de até 50 mm, acompanhados de ventos de até 60 km/h.

As autoridades recomendam atenção especial a mudanças bruscas no clima, tanto pelo calor extremo no Sudeste quanto pelo risco de temporais no Sul.