Baixa umidade e temperaturas amenas marcam fim de semana em Uberlândia; confira a previsão
Sábado (19) e domingo (20) devem ter sol entre nuvens, mas sem previsão de chuva; umidade do ar segue em níveis críticos, abaixo de 30%
-
A previsão do tempo para Uberlândia neste sábado (19) e domingo (20) é de céu com muitas nuvens, períodos de sol e clima seco, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com o meteorologista Denis Garcia, não há expectativa de chuva, e a umidade relativa do ar permanece abaixo de 30%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade do ar fique acima de 60%. Os alertas para problemas respiratórios e cuidados redobrados nesse período de seca e baixa umidade, permanecem.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Sábado: muitas nuvens e ar seco
Segundo o Inmet, para o sábado, a mínima prevista é de 14°C e a máxima de 27°C. A umidade mínima deve ficar em torno de 33% e a máxima pode chegar a 80%.
O vento será fraco, com rajadas em torno de 4 km/h. Segundo Denis Garcia, a sensação será de tempo mais fechado, mas sem risco de chuva, com muitas nuvens ao longo do dia, mas sem precipitações. O sol aparece em alguns momentos e o clima segue estável e seco.
Domingo: sol entre nuvens e mais umidade
No domingo (20), as temperaturas se mantêm semelhantes, com mínima de 14°C e máxima de 28°C. A diferença será a maior presença do sol à tarde, apesar das nuvens. A umidade continua baixa e o alerta permanece, conforme o Inmet.
Leia mais! Triângulo Mineiro tem pior índice de umidade do ar de julho sem previsão de chuvas
Alerta para baixa umidade se estende até o fim do mês
A umidade do ar segue como principal preocupação. Neste ano, o menor índice registrado até agora foi de apenas 22%, no último dia 15 de julho. Às 13h40 desta quinta-feira (18), a estação do INMET em Uberlândia registrava 28% de umidade.

Gráficos recentes indicam que os níveis de umidade relativa em 2025 têm se mantido mais altos em comparação com os mesmos meses dos anos anteriores. No entanto, julho já apresenta queda acentuada, tendência que deve continuar.
“A previsão indica que ao menos até o dia 27 a umidade relativa do ar vai ficar abaixo dos 30%. Então teremos mais 10 dias com tempo firme, estável e muito seco na região”, afirma Denis Garcia.