Baixa umidade do ar: 10 cuidados indispensáveis para proteger sua saúde nos dias mais secos

Descubra como enfrentar o tempo seco com dicas simples e eficazes que mantêm você e sua casa longe dos efeitos da baixa umidade do ar

, em Uberlândia

-

Quando os níveis de umidade caem, o desconforto aparece rapidamente com olhos irritados, garganta arranhando, nariz seco e uma sensação constante de cansaço. A baixa umidade do ar impacta diretamente a nossa saúde e exige atenção redobrada, especialmente com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias. 

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Baixa umidade do ar é reflexo da nova onda climática que atinge o Brasil - Crédito: TV Paranaíba/Reprodução
Baixa umidade do ar é reflexo da nova onda climática que atinge o Brasil – Crédito: TV Paranaíba/Reprodução

Se você sente os efeitos do clima seco e não sabe como se proteger, preparamos uma lista prática com 10 cuidados essenciais para aliviar os sintomas e manter sua saúde em dia. Confira:

MAIS! Umidade do ar em Uberlândia despenca e cidade pode enfrentar recorde de ressecamento em setembro

1. Hidrate-se ao longo do dia — mesmo sem sede

A água é sua maior aliada. Beba pequenos goles várias vezes ao dia e aposte em alimentos ricos em líquido, como melancia, melão, abacaxi e laranja. Essa hidratação interna ajuda a manter a pele viçosa e o organismo funcionando bem.

2. Use soro fisiológico no nariz e nos olhos é um otimo remédio para fugir da baixa umidade do ar

O ressecamento das mucosas facilita a entrada de vírus, bactérias e poeira. O soro fisiológico ajuda a manter as vias respiratórias umedecidas e previne irritações oculares.

3. Evite exercícios físicos no calor intenso

Entre 10h e 16h, a combinação de sol forte e ar seco pode ser prejudicial à saúde. Prefira praticar atividades ao ar livre no começo da manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura e a exposição ao sol são menores.

4. Cuide da sua pele diariamente

A pele também sofre com o clima seco. Use hidratantes após o banho e antes de dormir para manter a umidade natural. Lembre-se de proteger áreas sensíveis, como rosto, mãos e lábios.

5. Proteja-se do sol e da poeira

Chapéus, bonés e óculos escuros ajudam a proteger a pele e os olhos dos efeitos do tempo seco e dos raios solares. Em ambientes abertos, esses acessórios fazem toda a diferença.

6. Mantenha a casa umidificada

Coloque bacias com água nos cômodos, use toalhas aquecidas ou úmidas ou invista em um umidificador de ar. Essas medidas simples aumentam a umidade do ambiente e ajudam a evitar irritações nas vias respiratórias.

7. Evite ambientes fechados por muito tempo

Locais com ar-condicionado ou pouca ventilação agravam o ressecamento. Sempre que possível, mantenha janelas abertas para renovar o ar e facilitar a respiração.

8. Redobre os cuidados com crianças e idosos

Eles são os mais vulneráveis aos efeitos da baixa umidade do ar. Ofereça líquidos com frequência, mantenha o ambiente arejado e observe sinais de desconforto, como olhos vermelhos, tosses secas ou cansaço.

9. Higienize mãos e objetos com frequência

A mucosa nasal seca é mais suscetível a vírus e bactérias. Lavar bem as mãos e evitar levá-las ao rosto é uma medida simples, mas muito eficaz para evitar infecções.

10. Evite queimadas e o acúmulo de poeira

O tempo seco favorece incêndios e aumenta a poluição. Não queime lixo e mantenha a casa limpa e livre de poeira, ácaros e mofo — que agravam alergias e problemas respiratórios.