As consequências do aumento do nível do mar para o planeta
Entenda o que o aumento do nível do mar pode causar nos próximos anos
O aumento do nível do mar é impulsionado por diversos fatores, todos relacionados ao aquecimento global. Em primeiro lugar, o aumento da temperatura do mar faz com que a água se expanda, fenômeno conhecido como “dilatação térmica”.
Acompanhe outras notícias do mundo

Além disso, o derretimento de geleiras e calotas polares na Groenlândia e na Antártica tem liberado grandes quantidades de água doce no oceano. A diminuição do volume de água armazenada em lençóis subterrâneos e reservatórios superficiais também contribui para o problema.
Desde 1850, o nível do mar subiu aproximadamente 20 centímetros em todo mundo. Porém, os números não param de crescer, com uma elevação de 3 mm por ano desde o início dos anos 2000.

Um dos estudos mais recentes, realizado pela NASA, mostrou que entre 2022 e 2023 o nível médio do mar subiu 0,76 cm, um aumento quase quatro vezes maior em relação ao ano anterior.
O impacto do aumento do nível do mar no Brasil e no mundo
O Brasil está vulnerável ao aumento do nível do mar. Capitais como São Luís, Aracaju, João Pessoa, Natal e Maceió também estão entre as mais ameaçadas.
Segundo a projeção da Climate Central, em caso de um avanço de até 10 metros no nível do mar, essas cidades poderiam sofrer inundações severas, impactando milhões de pessoas.
Leia Mais
No mundo, cerca de 800 milhões de pessoas podem ser atingidas pelas inundações nas próximas décadas. Cidades como Mumbai, Nova York e Xangai também estão em risco, o que pode provocar deslocamentos em massa e perdas econômicas.
O que pode acontecer com o planeta?
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estima que, até o final deste século, o nível do mar pode subir até 80 cm.
Caso o derretimento das grandes camadas de gelo da Groenlândia e Antártica continue acelerando, o impacto pode ser ainda maior.

Se todas as geleiras do planeta derretessem, o nível do mar poderia subir até 58 metros, inundando áreas costeiras em todo o mundo.
A elevação do mar não só destruiria áreas costeiras, mas também poderia provocar o deslocamento de milhões de pessoas, criar crises humanitárias e comprometer infraestruturas fundamentais, como portos, aeroportos e redes de abastecimento de água.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
No Brasil, o Rio de Janeiro tem monitorado o nível do mar em parceria com a NASA. Em Recife, áreas de risco estão sendo desocupadas, enquanto Fortaleza planeja a construção de um lago subterrâneo para conter o avanço das águas.
No exterior, países como Holanda e Japão têm investido em complexos sistemas de diques e barreiras para proteger suas cidades costeiras.
O futuro diante das mudanças climáticas
O aumento do nível do mar é apenas uma das várias manifestações das mudanças climáticas. Além disso, recordes históricos de temperatura, acidificação dos oceanos e a diminuição das camadas de gelo polar continuam a ser registrados.

Em 2023, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou que o ano foi o mais quente da história, com impactos diretos na elevação dos oceanos.