Coisa de outro mundo: drones são utilizados para apagar incêndio em Shenzhen, na China
A cidade é considerada uma das capitais da inovação tecnológica e já presenciou outros grandes feitos com a tecnologia
-
Um vídeo que ganhou grande repercussão nas redes sociais ao mostrar drones bombeiros em ação no controle de um incêndio de grandes proporções em um arranha-céu na cidade de Shenzhen, na China. Reconhecida como a “capital mundial da inovação”, Shenzhen reafirma seu protagonismo no uso de tecnologia de ponta.
Os drones utilizados pertencem a uma nova geração voltada ao combate a incêndios em edifícios altos e áreas de difícil acesso, como florestas. Esses equipamentos trazem benefícios como rapidez, precisão e uso de inteligência artificial. Modelos de reconhecimento são capazes de transmitir informações em tempo real e auxiliar na definição de rotas de evacuação mais seguras.
A tecnologia é considerada essencial para superar os desafios enfrentados no combate a incêndios em grandes centros urbanos e regiões florestais, onde os métodos tradicionais encontram limitações.
Drones em combate ao incêndio
A tecnologia utilizada nesta ocorrência foi vista pela primeira vez em um teste prático realizado em abril deste ano. A iniciativa visa reforçar a segurança contra incêndios em edifícios altos e modernizar o uso de drones e equipamentos de resgate, visando melhorar a capacidade de prevenção e resgate em emergências.

O evento atraiu a inscrição de 63 empresas de drones de todo o país. Desde o início dos testes, em fevereiro, já foram avaliados 42 modelos principais de combate ao fogo de 28 empresas líderes nacionais, configurando-se como o teste prático com maior número de empresas participantes e maior diversidade tecnológica no campo do combate e resgate de incêndios em edifícios super altos no país.
Shenzhen, “a capital da inovação e dos drones”
Em outubro do ano passado, Shenzhen protagonizou outro marco no desenvolvimento de drones e outras tecnologias. A cidade foi palco de um espetáculo que quebrou o recorde de maior espetáculo de drones no mundo. Em um espetáculo impressionante, 10.197 drones criaram no céu de Shenzhen imagens como pássaros gigantes, raios caindo e até uma belíssima representação em 3D da cidade.
Essas máquinas funcionam como pixels aéreos em uma enorme tela, formando desenhos que lembram imagens em alta definição. Mais do que as tradicionais cascatas coloridas dos fogos de artifício, os drones oferecem um tipo inovador de entretenimento, coordenados com precisão por um único computador, que orquestra suas movimentações para “pintar” o céu com formas tridimensionais.
Shenzhen já possui experiência com esse tipo de apresentação. Cerca de um mês antes, a cidade realizou outro show semelhante que entrou para o Guinness World Records como o maior espetáculo de drones do mundo, com 7.598 aparelhos no ar — número que agora foi superado com os 10.197 utilizados na nova exibição. De qualquer forma, os dois eventos encantam e merecem ser vistos.