Carro voador deve ser lançado em 2026 e poderá exigir habilitação especial no Brasil

Fabricante diz que modelo pode ser conduzido com CNH comum, mas Anac prevê licença específica para operação aérea

, em Uberlândia

O ‘AirCar’ ou carro voador, veículo esportivo que se transforma em avião, deve chegar ao mercado em 2026 por cerca de US$ 800 mil (cerca de R$ 4 milhões). O modelo foi desenvolvido pela empresa eslovaca Klein Vision e já recebeu certificação para operação na Europa. A expectativa da fabricante é entregar as primeiras unidades aos clientes no próximo ano e permitir que ele seja conduzido com uma carteira de motorista comum.

Carro voador deve ser lançado em 2026 e poderá exigir habilitação especial no Brasil
Carro voador deve ser lançado em 2026 e poderá exigir habilitação especial no Brasil – Crédito: Divulgação/Klein Vision

No entanto, no Brasil, o cenário pode ser diferente. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já discute com fabricantes de veículos aéreos os critérios para formação de pilotos de eVTOLs e aeronaves semelhantes. Segundo proposta publicada pelo órgão, será necessário ter pelo menos 18 anos, ensino médio completo, certificado médico aeronáutico de primeira classe e experiência recente em operações aéreas.

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Embora o AirCar tenha características de um carro em solo, sua operação no espaço aéreo brasileiro poderá depender da criação de uma nova categoria de licença. A Anac estuda adaptações específicas para veículos híbridos, mas não confirma que a carteira nacional de habilitação (CNH) seja suficiente para liberar o uso pleno do modelo no país.

O 'AirCar' ou carro voador, veículo esportivo que se transforma em avião, deve chegar ao mercado em 2026
O ‘AirCar’ ou carro voador, veículo esportivo que se transforma em avião, deve chegar ao mercado em 2026 – Crédito: Divulgação/Klein Vision

O AirCar se diferencia de outros “carros voadores”, como os eVTOLs, por se parecer de fato com um automóvel esportivo com asas, e não com drones ou aeronaves futuristas. A discussão sobre o uso, regulamentação e segurança desses veículos segue em andamento, enquanto empresas avançam no desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade aérea pessoal.