5G chega a todos os municípios brasileiros nesta segunda-feira (2)
Com a antecipação do cronograma e a liberação da faixa 3,5 GHz, a conectividade 5G chega a todos os cantos do Brasil
A partir desta segunda-feira (2), a rede 5G será oficialmente ativada em todos os 5.570 municípios brasileiros. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram na última terça-feira (26) que a liberação da faixa de 3,5 GHz foi concluída, antecipando em 14 meses o cronograma original.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Essa faixa é essencial para a operação da tecnologia 5G standalone, a versão mais avançada da rede móvel.
A expectativa é de que, a partir de agora, todos os municípios possam acessar a tecnologia 5G, embora a velocidade de implementação possa variar conforme o planejamento das operadoras.
LEIA MAIS:
- 5G no interior: sancionada lei que facilita a chegada da tecnologia em Minas Gerais
- Fraudes virtuais crescem: Serasa alerta para golpes com uso de IA
- Big Data Analytics: o que é e por que sua empresa não pode ignorar
A liberação do 5G e a conexão
A faixa de 3,5 GHz é a espinha dorsal do 5G standalone, e sua liberação no Brasil foi uma das principais condições estabelecidas no edital do Leilão do 5G, realizado pela Anatel em 2021.
As operadoras vencedoras do leilão, Claro, TIM e Vivo, foram responsáveis pela criação da EAF, que atuou na limpeza da faixa e na mitigação de interferências, um processo fundamental para viabilizar a instalação da nova rede.

Além disso, a liberação da faixa envolveu a desocupação de 1.482 estações de comunicação que operavam na Banda C Estendida, em um trabalho conjunto entre a EAF e outras entidades envolvidas, como a radiodifusão e os operadores satelitais.
Antecipação da rede e liberação do sinal
Com mais de dois anos de antecedência, o Brasil consegue agora oferecer a 5G em todo o território nacional, possibilitando uma maior cobertura e aumentando as oportunidades de acesso à internet de alta velocidade, especialmente para comunidades em áreas rurais e de baixa renda.
Com uma média de 300 Mbps, o 5G oferece uma velocidade até cinco vezes superior à do 4G, o que pode transformar setores como saúde, educação, indústria e entretenimento no país.
Operadoras são responsáveis para disponibilizar a conexão 5G
Embora a infraestrutura para a 5G já esteja disponível, a experiência do usuário vai depender da cobertura e da disponibilidade de aparelhos compatíveis.
Em novembro de 2023, o Brasil tinha 770 cidades com 5G ativo, beneficiando 35 milhões de usuários.
Agora, com a rede acessível em todos os municípios, a expectativa é que mais brasileiros possam aproveitar os benefícios dessa tecnologia.