Uberlândia registra 66 focos de queimadas em 2025: monitoramento em alerta

Corpo de Bombeiros orienta a população sobre os riscos das queimadas durante o período de estiagem; em 2024 foram 1.122 ocorrências

, em Uberlândia

-

Com a chegada do período de estiagem, que vai até o fim de setembro, a vegetação se torna altamente vulnerável às queimadas em Uberlândia. O tempo seco, a elevação das temperaturas e a falta de chuvas formam o cenário perfeito para o aumento de queimadas em terrenos vagos e áreas de preservação. 

Uberlândia registra 66 focos de queimada em 2025: monitoramento em alerta
De acordo com o Corpo de Bombeiros, nos últimos dois anos, o número de queimadas foi intenso no perímetro urbano de Uberlândia. – Crédito: Freepik

Em 2024 foram registrados 1.122 registros, um percentual 39% maior que os números de 2023, com 809 registros.  Os números fazem parte de um levantamento feito pela corporação e revelam um cenário de risco crescente. Neste ano, onde as chuvas perduraram até o fim de abril, já são 66 focos de queimadas.

Confira o número total de registros por ano:

(*Dados de 2025 consideram até abril)

Queimadas em Uberlândia disparam e Bombeiros fazem alerta: mais de 1.900 focos registrados em três anos
Crédito: Corpo de Bombeiros/Reprodução

Os meses mais críticos, até o momento, têm sido junho, julho e agosto, coincidentemente os mais secos do calendário climático da região. Em julho de 2023, por exemplo, foram 190 focos de incêndio. Em agosto, 149 registros foram registrados. A tendência, segundo o Corpo de Bombeiros, é que os números voltem a subir nos próximos meses, caso a população não adote medidas preventivas.

Tipos de queimadas mais comuns

Entre as principais ocorrências registradas estão os incêndios em lotes vagos dentro da área urbana, que lideram com 987 registros nos últimos três anos,  são os incêndios em não protegidas (terrenos e áreas sem cercamento), com 469 casos. Também se destacam os incêndios às margens de rodovias, que somam 210 ocorrências e oferecem riscos tanto à vegetação quanto à segurança no trânsito.

Veja o ranking das naturezas mais recorrentes:

Queimadas em Uberlândia disparam e Bombeiros fazem alerta: mais de 1.900 focos registrados em três anos
Crédito: Corpo de Bombeiros/Reprodução

MAIS! Denuncie os infratores ambientais que causam queimadas em Uberlândia

Alerta dos bombeiros sobre queimadas em Uberlândia

Segundo o aspirante Lucas de Amorim, do Corpo de Bombeiros de Uberlândia, o período de estiagem exige atenção redobrada. “A vegetação está mais seca e o fogo pode se espalhar rapidamente. É essencial evitar a limpeza de terrenos com uso de fogo, que podem causar incêndios de grandes proporções”, alerta.

O aspirante reforça que, ao avistar qualquer foco de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. “Além do risco à segurança, provocar incêndio em vegetação é crime ambiental”, completa.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Como prevenir queimadas

Para reduzir os riscos, os bombeiros recomendam:

  • Não queimar lixo ou restos de poda de árvores;
  • Nunca usar fogo para limpar terrenos;
  • Evitar jogar bitucas de cigarro em locais com vegetação;
  • Manter lotes limpos e com cercamento adequado;
  • Denunciar práticas ilegais pelo número 193.

A população também pode consultar cartilhas de prevenção a incêndios florestais, disponíveis no site oficial do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, com orientações valiosas sobre como agir durante o período de estiagem.