Voo que saiu de Uberlândia é afetado por drones usados em tráfico de drogas em Guarulhos
Polícia de SP informou que os suspeitos vigiavam as movimentações da segurança, na tentativa de garantir o embarque da carga ilegal; 26 aeronaves foram redirecionadas
-
Na noite desta quarta-feira (11), passageiros que embarcaram no Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, tiveram seus voos desviados, já que pelo menos 26 aeronaves com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos foram redirecionadas. A Polícia Militar de São Paulo informou que os drones usados em tráfico de drogas foram dirigidos por três suspeitos que invadiram área restrita do aeroporto para vigiar as movimentações da segurança, na tentativa de garantir o embarque da carga ilegal.
O voo 3211 da Latam Airlines partiu do Aeroporto de Uberlândia às 20h30, a previsão inicial era de que a aeronave chegasse ao Aeroporto de Guarulhos em aproximadamente uma hora e meia. Durante o trajeto, os passageiros foram informados de que a pista em São Paulo estava temporariamente interditada para pousos.
Segundo dados do site de rastreamento FlightAware, o avião acabou alternando a rota e aterrissou em Ribeirão Preto às 23h29.

A operação aérea em Guarulhos foi interrompida por 46 minutos, após drones serem identificados sobrevoando a área restrita do terminal.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo informações da Polícia Militar de São Paulo, os equipamentos estavam sendo utilizados por traficantes que tentavam monitorar a chegada de uma carga de aproximadamente 150 kg de pasta base de cocaína, que seria embarcada para Joanesburgo, na África do Sul.
Drones usados em tráfico de drogas
A investigação aponta que ao menos três indivíduos teriam invadido uma área restrita do aeroporto com a droga. Eles usaram os drones para acompanhar de longe as movimentações da segurança e da polícia, na tentativa de garantir o embarque da carga ilegal.
O plano, no entanto, foi frustrado. A presença dos equipamentos levou à suspensão dos pousos e decolagens, e os criminosos fugiram para uma área de mata, abandonando a droga. Até a manhã desta quinta-feira (12), ninguém havia sido preso.
Leia Mais
Impacto para os passageiros
A concessionária GRU Airport confirmou que a presença dos drones causou impacto em dezenas de voos.
Algumas aeronaves precisaram alternar o trajeto e pousar em aeroportos como Viracopos, em Campinas. Outros, incluindo o que saiu de Uberlândia, tiveram a rota desviada ou enfrentaram atrasos de mais de duas horas.
O Comando de Aviação da Polícia Militar e a Força Aérea Brasileira (FAB) foram acionados para monitorar o espaço aéreo e reforçar a segurança no entorno do terminal.
O Portal Paranaíba solicitou uma nota a Aena, responsável pela administração do Aeroporto de Uberlândia, e entrou em contato com a Latam Airlines, buscando esclarecimentos sobre o número de passageiros a bordo, as providências adotadas após a alteração da rota e possíveis impactos em outros voos.
Segundo a LATAM, mais de 20 voos da companhia, com origem ou destino a Guarulhos, foram impactados pela ação dos Drones. Ainda conforme a empresa, foi prestada toda a assistência necessária aos passageiros afetados, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No entanto, o número de passageiros afetados e as ações adotadas após a alteração da rota não foram informados.
A Aena, responsável pela administração do Aeroporto de Uberlândia, ainda não se posicionou a respeito do ocorrido.