Violência contra idosos: Operação Virtude prende 88 suspeitos em Minas Gerais

Operação integrada ainda atendeu 633 vítimas de violência contra idosos e mobilizou atividades com palestras e panfletagem de conscientização

, em Uberlândia

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) mobilizou Forças de Segurança e órgãos parceiros em uma operação de combate à violência contra idosos. A iniciativa integrada resultou em 88 prisões e no atendimento de 633 vítimas, todas atendidas em instituições de longa duração para idosos.

A Operação Virtude durou 30 dias e mobilizou mais de 4,3 mil profissionais e 1.933 viaturas em todo o estado. A ação contou com a participação das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público (MPMG), da Defensoria Pública e das secretarias de Estado de Saúde (SES) e Desenvolvimento Social (Sedese).

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Policiais e agentes durante a Operação Virtude, de combate à violência contra idosos em Minas Gerais
Policiais e agentes durante a Operação Virtude em instituições de longa permanência para idosos– Créditos: Bernardo Carneiro/Sejusp

Durante a operação, foram registradas 437 denúncias de crimes contra idosos, das quais 355 já foram apuradas. Das 88 prisões, 68 foram em flagrante e 20 por mandado judicial, além da condução de 24 suspeitos à delegacia de Polícia Civil

Houve ainda, por parte das forças policiais, 581 boletins de ocorrência registrados, 367 inquéritos instaurados e 224 prisões preventivas realizadas, além de 121 perícias. Já os bombeiros realizaram 2.998 atendimentos pré-hospitalares também durante o período.

O MPMG e a Vigilância Sanitária participaram da ação integrada com monitoramento e avaliação de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), notificações compulsórias e outras medidas sanitárias, ampliando a rede de proteção e fiscalização.

×

Leia Mais

As ações também contaram com palestras e atividades de panfletagem de conscientização para reforçar a importância da denúncia e do apoio às vítimas de violência. A medida alcançou mais de 3,8 mil pessoas.

“Durante todo esse mês, as ações foram intensificadas, ações repressivas, educativas, preventivas, para que o idoso se sinta confortável, se sinta acolhido e protegido no Estado de Minas Gerais. É importante ressaltar o principal canal de comunicação da população com as forças de segurança, que é o 181, o DDU”, comentou o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves.