Vídeo: veja momento exato em que Boeing 787 cai após decolagem na Índia

Edifício atingido por avião servia como refeitório e alojamento estudantil e, no momento da colisão, abrigava entre 60 e 80 pessoas

, em Uberlândia

-

Um acidente aéreo abalou o oeste da Índia nesta quinta-feira (12), quando um avião da Air India caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, no estado de Gujarat. O voo AI171, que seguia para Londres, transportava 242 pessoas, 230 passageiros e 12 tripulantes e colidiu com um prédio utilizado por estudantes de medicina nas proximidades do terminal, segundo informações do ministro da Saúde da Índia.

Boeing 787 cai na Índia deixa dezenas de mortos e atinge prédio com estudantes
Boeing 787 cai na Índia deixa dezenas de mortos e atinge prédio com estudantes – Crédito: Redes Sociais – @shivaroor/ Reprodução

O modelo da aeronave era um Boeing 787-8 Dreamliner, considerado um dos mais modernos da aviação comercial. Segundo informações iniciais, o piloto chegou a emitir um pedido de socorro (“Mayday”), mas a comunicação foi interrompida poucos segundos depois.

De acordo com dados do site FlightRadar24, o avião perdeu contato com a torre de controle a apenas 190 metros de altitude, momentos após a decolagem.

Impacto no solo e vítimas

Equipes de resgate retiraram ao menos 30 corpos do local da queda, de acordo com autoridades locais.

Em uma declaração a imprenssa, a reitora da B.J. Medical College, Minakshi Parikh, confirmou que pelo menos cinco estudantes da instituição morreram no impacto.

O prédio atingido funcionava como refeitório e alojamento e, no momento da colisão, abrigava entre 60 e 80 pessoas.

O ministro da Saúde da Índia, Shri Jagat Prakash Nadda, informou que “muitas pessoas morreram”, sem especificar quantas vítimas estavam a bordo ou no solo. A Air India detalhou que entre os passageiros estavam 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.

Autoridades da Índia disseram que, “aparentemente”, não houve sobreviventes.

Veja o momento exato do acidente aéreo:

Primeira tragédia fatal com o Dreamliner

Lançado em 2011, o Boeing 787-8 Dreamliner nunca havia se envolvido em um acidente com vítimas fatais até esta quinta-feira (12). O modelo tem capacidade para até 248 passageiros e é conhecido por seu baixo consumo de combustível e alcance intercontinental.

A queda desta aeronave representa o primeiro desastre com mortes na história operacional do Dreamliner.

Autoridades reagem

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, classificou o episódio como “indescritível” e afirmou estar em contato com ministros e equipes de resgate. “Meus pensamentos estão com todos os afetados por essa tragédia devastadora”, escreveu em uma rede social.

A Air India declarou que está colaborando com as investigações e prestando assistência às famílias das vítimas. As causas do acidente ainda são desconhecidas e devem ser esclarecidas por autoridades indianas em conjunto com técnicos da Boeing.