Vídeo mostra cachorro voando de carro após batida em Uberlândia; veja o que aconteceu
Cachorro estava solto no banco traseiro e foi lançado para fora após colisão no Fundinho, em Uberlândia. Saiba como transportar seu pet com segurança
-
Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (27), no cruzamento das ruas Bernardo Guimarães e Vigário Dantas, no bairro Fundinho, em Uberlândia, chamou a atenção não só pela batida em si, mas por uma cena que comoveu quem acompanhou as imagens: um cachorro foi arremessado de dentro do carro e saiu correndo, assustado.
Veja o momento em que o cachorro é lançado para fora do veículo:
A batida envolveu um Chevrolet Spin branco e um Ford Ka preto. As imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o Spin avança a sinalização de “pare” e atinge a lateral do Ford Ka. Com o impacto, os vidros traseiros do Spin – que estavam abertos, permitiram que o cachorro, que observava a rua, fosse lançado para fora do carro.
O animal não foi atropelado, mas caiu no chão latindo muito e visivelmente assustado. A tutora do pet desceu do carro em seguida, tentando localizá-lo.
MAIS! Especialista dá dicas simples de como evitar acidentes de trânsito
Transporte inadequado de animais é infração e pode causar acidentes
De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido transportar animais à esquerda do motorista ou entre os braços e pernas do condutor. A infração é média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.
Mas além da legislação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta que o transporte incorreto coloca em risco não só a vida do animal, mas também a dos ocupantes do veículo e demais usuários da via.
Segundo vídeo publicado no YouTube, o ideal é que cães e gatos sejam transportados em caixas ou cadeirinhas apropriadas, devidamente fixadas com o cinto de segurança. Essas estruturas evitam que o animal fique solto no veículo e seja projetado em caso de frenagem brusca ou colisão.
“Transportar o pet solto dentro do carro pode causar distração ao motorista, além de tornar o animal uma espécie de projétil durante acidentes”, explica o PRF Matheus de Paula no vídeo.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Documentos exigidos e cuidados indispensáveis
Ainda de acordo com a PRF, para o transporte interestadual de pets, são necessários dois documentos básicos:
- Atestado sanitário emitido por um médico veterinário;
- Cartão de vacinação atualizado, com ênfase na vacina antirrábica.
Em caso de transporte de outras espécies, como aves ou animais de fazenda, é necessária a Guia de Trânsito Animal (GTA), emitida por órgãos estaduais de defesa agropecuária.
Outro alerta importante é sobre a prática, infelizmente comum, de permitir que o pet coloque a cabeça para fora da janela. Além de ser infração, isso expõe o animal a riscos graves, como impactos com objetos ou outros veículos.