Vídeo: invasão em laboratório da UFU termina em furto de notebooks de doutorandos

Criminosos entraram no bloco 2E do Instituto de Biotecnologia às 17h30; vítimas afirmam que parte da tese de doutorado estava nos equipamentos levados

, em Uberlândia

-

Dois notebooks foram furtados do Laboratório de Nanobiotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no campus Umuarama, na tarde de segunda-feira (12). O crime ocorreu por volta de 17h30, em plena atividade do local, quando parte dos alunos ainda utilizava as salas. Segundo as vítimas, os equipamentos levados continham dados cruciais para a conclusão das teses previstas para fevereiro de 2026.

Laboratório do bloco 2E é alvo de furto
Laboratório do bloco 2E do campus Umuarama foi alvo de furto de dois notebooks de estudantes de doutorado – Crédito: Câmeras de segurança UFU

Apesar do laboratório ter dupla tranca de segurança, os suspeitos conseguiram acessar o espaço, reviraram armários, entraram na sala das técnicas e levaram as mochilas de dois pós-graduandos. As câmeras de monitoramento flagraram toda a ação, que já foi registrada em boletim de ocorrência.

Invasão em laboratório da UFU

A doutoranda Gabriela da Silva Guimarães relatou que estava no laboratório quando percebeu o furto. “Às 19h04 eu estava em uma ligação no celular, saindo de uma sala mais interna do laboratório, quando notei que a porta estava aberta, minha mochila não estava no lugar em que deixei e alguns itens caídos no chão”, relembra.

×

Leia Mais

“Conseguimos buscar as imagens de segurança que mostraram que duas pessoas forçaram a entrada no laboratório e furtaram minha mochila, onde estava meu notebook. Também é possível ver que eles entram nas salas e abrem os armários procurando por mais itens. No vídeo da pra ver quando eles fogem, imagino que ouviram a minha voz falando ao telefone e se assustaram”, disse Gabriela Guimarães.

Lucas Ian Veloso Correia, também doutorando no Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica, também teve seu notebook furtado e contou que grande parte da tese e dos artigos científicos estava nos computadores levados.

SAIBA MAIS: Vídeo: homem invade Hospital Veterinário da UFU e ameaça funcionários com estaca de madeira

“Acho que é importante destacar que nós fazemos doutorado e temos que apresentar nossa tese de doutorado em fevereiro do ano que vem. Grande parte dos nossos dados, escrita, artigos e a própria tese estavam nos nossos computadores. Isso gera um grande impacto para a gente, na nossa pesquisa e no doutorado pelas exigências do programa e Capes quanto ao prazo de defesa, fora todo desgaste emocional, psicológico e financeiro”, afirmou.

Entramos em contato com a universidade e aguardamos o retorno da instituição sobre o ocorrido.