Vídeo: gado solto em Uberlândia preocupa moradores e causa riscos de acidentes

Moradores registraram vídeos mostrando bovinos e equinos circulando em ruas movimentadas da cidade, especialmente no bairro Mansour

, em Uberlândia

-

Moradores de Uberlândia reclamam da presença frequente de animais soltos em uma via da cidade e relatam situações de risco de acidentes. Nas últimas semanas, vídeos foram gravados mostrando bois e vacas circulando livremente pelo Anel Viário Setor Oeste, próximo ao bairro residencial Fruta do Conde.

Gado solto em Uberlândia atrapalha o trânsito e revira lixo, segundo moradores – Crédito: Redes sociais/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo Sabrina Ferreira, moradora da região, a cena se repete há cerca de dois anos, sempre em horários de pico. “O dono dos animais passa de moto tocando o gado, por volta das 13h, e volta por volta das 17h. Já tentei conversar com ele várias vezes, mas não adianta. Pode ocasionar acidentes, e alguns animais ficam para trás por serem muitos”, contou.

Além do risco no trânsito, os animais também acabam mexendo nas lixeiras, o que gera sujeira e incomoda os moradores. “As vacas reviram os sacos, espalham tudo pela rua. É uma situação que já tentamos resolver até pedindo apoio de vereadores, mas nada mudou”, completou Sabrina.

Veja vídeo enviado ao Paranaíba Mais:

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Uberlândia para saber quais providências podem ser adotadas em relação aos animais soltos em vias públicas.

Veja posicionamento na íntegra:

A Secretaria Municipal de Agronegócio informa que enviará equipe técnica do Núcleo de Pecuária e Apreensão de Animais ao local indicado para avaliar a situação e adotar as medidas cabíveis. Se constatada a irregularidade, será realizado o recolhimento dos animais e seu encaminhamento ao Curral Municipal, conforme previsto no artigo 125 do Código Municipal de Posturas. A Secretaria ressalta que os proprietários dos animais são responsáveis pelo pagamento de multas, indenizações e demais taxas, as quais serão apuradas conforme as circunstâncias de cada caso.

Reforça-se que a criação de animais na zona urbana, sem a devida autorização dos órgãos competentes, é proibida nos termos da Lei Complementar nº 525/2011 e do Código Municipal de Saúde. Para solicitar o serviço de recolhimento, o munícipe deve entrar em contato pelo WhatsApp (34) 3239-2629. A solicitação também pode ser registrada via Portal da Prefeitura, pela Interface do Serviço de Informação Municipal (SIM) e do Fale com o Governo ou pelo telefone (34) 3239-2800.