Vídeo: ao menos quatro incêndios atingem áreas de vegetação em Uberlândia
Os casos foram registrados em bairros diferentes, nesta segunda (16), e as causas estão em apuração
-
Uberlândia registrou nesta segunda-feira (16) ao menos quatro incêndios em diferentes regiões da cidade, a maioria em áreas de vegetação próximas a bairros residenciais e rodovias. As ocorrências foram comunicadas por moradores e estão sendo apuradas pelo Corpo de Bombeiros, que ainda não divulgou detalhes sobre as causas específicas de cada foco.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Um dos incêndios ocorreu em um terreno próximo à MGC-497, ao lado da unidade da Ambev, no bairro Luizote de Freitas 4. Segundo informações enviadas por moradores ao Paranaíba Mais, as chamas se espalharam rapidamente e viaturas dos bombeiros foram acionadas para o local.
Outro foco foi registrado no bairro Jardim Botânico, no final da Avenida Luiz Fernando Quirino. De acordo com testemunhas, o fogo se alastrava por uma área de vegetação. Os bombeiros também foram acionados, mas até o momento não divulgaram um balanço da ocorrência.
No bairro Eco Park, um incêndio atingiu a Rua Sebastião Irias de Matos, de acordo com um vídeo enviado por um morador. O imóvel de onde o registro foi feito fica no número 1356 da mesma rua. Ainda não há confirmação oficial sobre a presença dos bombeiros no local.
Causas
Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a maioria dos incêndios florestais ou em áreas de vegetação é causada pela ação humana, seja por descuido, como queima de lixo, bitucas de cigarro ou uso de fogo para limpeza de terrenos, ou de forma criminosa. “Cerca de 99% dos incêndios em vegetação são provocados pelo homem, intencional ou acidentalmente”, alerta o órgão em publicação oficial.
Leia Mais
Ainda segundo os bombeiros, a baixa umidade do ar e o tempo seco típico do inverno aumentam o risco de propagação do fogo, exigindo atenção redobrada da população.
As autoridades reforçam que provocar incêndios ambientais é crime, com penas que podem incluir multa e reclusão, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A população pode denunciar focos de incêndio pelo telefone 193.