Vice-prefeito de Uberlândia mostra como funciona bunker em Israel durante ataques

Vanderlei Pelizer, que está em missão oficial no país, mostrou como funciona o abrigo usado por ele e outros brasileiros durante os ataques do Irã

, em Uberlândia

-

O vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer Pereira (PL), gravou um vídeo nesta sexta-feira (13) mostrando como funciona o bunker — abrigo antiaéreo — onde ele e outros membros de uma delegação brasileira se abrigam em Kfar Saba, Israel, sempre que os alarmes de emergência são acionados no país.

No registro, enviado ao Paranaíba Mais, Pelizer explica que a estrutura faz parte de um complexo semelhante a um hotel, com blocos residenciais de cerca de 20 a 22 apartamentos por andar. Ao ouvir os alertas sonoros e receber as notificações no celular, os visitantes têm cerca de um minuto e meio para se dirigir ao bunker, tempo estimado quando os mísseis são lançados de regiões próximas, como Gaza.

“Quando toca o alarme, a gente corre. Tem essa porta corta-fogo, há uma escada e descemos, geralmente temos cerca de um minuto e meio”, explica o vice-prefeito.

Ele detalha o caminho até o abrigo, reforçando que o local é reforçado com portas blindadas e paredes de cerca de 50 centímetros de espessura.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Vice-prefeito de Uberlândia mostra bunker onde se protege em Israel
Em meio a ataques, vice de Uberlândia grava vídeo de bunker onde se protege em Israel – Crédito: Imagens cedidas ao Paranaíba Mais

O espaço, segundo Pelizer, conta com exaustores de ar, sistema de energia, ar-condicionado, móveis básicos e suprimentos.

“É relativamente seguro. Aqui é o lugar que a gente vem, cada um pega as cadeiras e o que é importante você tem que vir para cá e já trazer: água, celular, carregador e lanche se for o caso”, comenta.

O vice-prefeito ainda relatou que o tempo dentro do bunker pode variar de acordo com a gravidade da situação.

“Geralmente ficamos de 20 a 30 minutos. Hoje, no último ataque, ficamos cerca de uma hora e meia aqui dentro”.

×

Leia Mais

Israel tem enfrentado ofensivas com o disparo de mísseis do Irã e de grupos aliados. O sistema de defesa Iron Dome tem conseguido interceptar a maioria dos projéteis, mas o país mantém estado de alerta e segurança reforçada.

A missão da qual Pelizer faz parte inclui outros prefeitos e representantes públicos brasileiros, e procura promover cooperação internacional e buscar investimentos em tecnologia e inovação.

Apesar do cenário de tensão, a comitiva segue sendo acompanhada por autoridades locais e está em segurança, conforme informações compartilhadas pelo próprio vice-prefeito, com informações compartilhadas a ele pela embaixada de Israel.

Confira o registro que o Pelizer compartilhou:

Delegação do Brasil em Israel

O vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer, e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, precisaram se abrigar em um bunker na madrugada desta sexta-feira (13) em Israel, após ataques realizados pelo país contra alvos estratégicos no Irã e alerta de retaliação. Ambos estão em viagem oficial a convite do governo israelense para conhecer tecnologias de segurança pública e defesa.

Além disso, também estão em Israel, Cícero Lucena (PP), de João Pessoa (PB); Claudia Lira (Avante), vice-prefeita de Goiânia (GO); Johnny Maycon (PL), de Nova Friburgo (RJ) e Nélio Aguiar, ex-prefeito de Santarém (PA).

Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (13), o Gabinete do Vice-Prefeito de Uberlândia afirmou:

“O vice-prefeito Vanderlei Pelizer está em viagem oficial a Israel, integrando uma delegação composta por outros prefeitos e representantes públicos brasileiros. A missão tem como objetivo fortalecer relações institucionais e atrair investimentos em tecnologia e inovação para Uberlândia. Toda a viagem está sendo custeada pelo Estado de Israel e por empresas interessadas em investir no Brasil. Mesmo diante do atual conflito entre Israel e o grupo Hamas, a delegação brasileira está sendo mantida em segurança sob a proteção das autoridades israelenses. O retorno do vice-prefeito está previsto para os próximos dias, conforme o cronograma da missão oficial”.

O Ministério das Relações Exteriores monitora a situação e mantém contato com os participantes da missão.

VEJA TAMBÉM: Veja lista dos 25 prefeitos e vices que se abrigaram em bunker após alerta em Israel

Prefeitos ficam retidos em Israel
Prefeitos e vice-prefeitos presos em Israel após ofensiva no Irã – Crédito: Divulgação/NYT

Israel intercepta novos mísseis

O episódio narrado pelo vice-prefeito ocorreu em meio à maior escalada de tensão entre Irã e Israel desde o início do conflito. Segundo o Exército israelense, pelo menos três ondas de mísseis foram disparados pelo Irã contra o território israelense entre a noite de quinta (12) e a madrugada desta sexta-feira (13), sendo a maioria interceptada pelo sistema de defesa Iron Dome.

O governo de Israel declarou estado de emergência e orientou que a população se mantivesse em locais protegidos até nova ordem.

Os ataques, segundo a agência estatal iraniana IRNA, seriam uma retaliação à ofensiva de Israel realizada um dia antes, que matou líderes militares iranianos e dois cientistas nucleares. A operação foi batizada pelo Irã de “Promessa Verdadeira 3”.