Uberlândia lidera em acidentes com panelas na cozinha no Triângulo Mineiro; confira dicas dos bombeiros

Bombeiros alertam para riscos com óleo quente e uso incorreto de panela de pressão; veja como agir em situações de emergência

, em Uberlândia

-

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registrou, somente nos primeiros meses de 2025, 12 ocorrências relacionadas ao superaquecimento de panelas na região do Triângulo Mineiro.  Uberlândia lidera com 6 casos, seguida por Araxá (2), Araguari, Ituiutaba, Patos de Minas e Sacramento (1 cada). Em 2024, foram 26 registros, sendo 15 apenas em Uberlândia.

Um exemplo recente, ainda não computado, aconteceu em Unaí, no início desta semana. Uma panela com óleo foi esquecida em um forno elétrico ligado e superaqueceu, liberando uma grande quantidade de fumaça.

Os moradores perceberam a situação a tempo e chamaram o Corpo de Bombeiros, que controlou o incidente antes que houvesse o início das chamas.

Segundo os bombeiros, esse tipo de situação pode rapidamente evoluir para um incêndio ou, dependendo das ações tomadas pelo envolvido, provocar um acidente contra a integridade da própria pessoa.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Uberlândia lidera em acidentes com panelas
Militares do Corpo de Bombeiros atuou no incêndio na cozinha em Unaí – Crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Segundo os militares, a principal orientação em casos de superaquecimento de óleo é nunca jogar água na panela em chamas, pois isso pode provocar uma reação explosiva, espalhando o fogo rapidamente.

Em vez disso, é recomendado:

  • Desligar o aparelho ou a chama imediatamente, se for seguro fazê-lo;
  • Cobrir a panela com um pano úmido (não encharcado) para abafar as chamas;
  • Usar extintor de classe K, se houver um disponível no ambiente. Este tipo de extintor é ideal para incêndios causados por óleos e gorduras.

Os bombeiros também alertam para nunca tentar mover a panela em chamas, pois isso aumenta o risco de queimaduras e de alastramento do fogo. Se o incêndio sair do controle, a recomendação é evacuar o local e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Acidentes com panelas já foram registradas em pelo menos cinco cidades da região
Acidentes com panelas esquecidas em fogão já foram registradas em pelo menos cinco cidades da região, neste ano –  Crédito: Corpo de Bombeiros/Divulgação​
×

Leia Mais

Panela de pressão

Outro item comum nas cozinhas brasileiras e que exige cuidados é a panela de pressão. Embora seja uma aliada no preparo de alimentos, o uso incorreto pode causar explosões e acidentes graves.

Um levantamento apresentado pela Associação Brasileira de Proteção dos Consumidores apontou que acontecem pelo menos 1,2 mil acidentes com panelas de pressão por ano no país.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas medidas simples ajudam a evitar riscos:

  • Verifique sempre a borracha de vedação e troque caso esteja ressecada ou danificada;
  • Nunca ultrapasse dois terços da capacidade da panela ao cozinhar;
  • Mantenha a válvula de segurança limpa e desobstruída;
  • Jamais force a abertura da tampa — espere toda a pressão sair;
  • Evite deixar a panela no fogo sem supervisão.

Se notar vazamentos de vapor pela tampa, dificuldade para fechar ou deformações no corpo da panela, é recomendado interromper o uso e providenciar a substituição. A prevenção e a manutenção adequada são fundamentais para garantir uma cozinha segura.