Uberlândia e região registram série de incêndios e Inmet emite alerta para baixa umidade

Corpo de Bombeiros registrou mais de cinco ocorrências em Uberlândia, Patos de Minas e Paracatu; Defesa Civil reforça recomendações com umidade abaixo de 30%

, em Uberlândia

-

A baixa umidade e o tempo seco continuam favorecendo a propagação de incêndios em várias cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar permanece abaixo de 30% em boa parte da região, com risco elevado para focos de queimadas e danos à saúde.  Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 5 ocorrências de incêndio em vegetação, estabelecimentos e áreas urbanas, em cidades como Uberlândia, Patos de Minas e Paracatu.

Série de incêndios
Fogo de grandes proporções atingiu uma madeireira no bairro Brasil, em Uberlândia – Crédito: CBMG/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Três ocorrências seguidas em Uberlândia

Em Uberlândia, pelo menos três ocorrências foram registradas entre sexta (3) e sábado (4). Durante a madrugada de sexta, um incêndio destruiu uma madeireira no Bairro Brasil, na esquina da Avenida Afonso Pena. O fogo começou por volta das 3h40 e mobilizou equipes dos bombeiros e da Cemig, que precisou interromper o fornecimento de energia para garantir a segurança durante o combate. A estrutura da madeireira foi totalmente consumida pelas chamas.

Neste sábado (4), bombeiros permanecem no local monitorando possíveis pontos de reignição.

Ainda na noite de sexta, outro foco foi registrado no Bairro Cidade Jardim, em um lote vago próximo ao Córrego do Óleo. As chamas atingiram a mata ciliar e foram controladas após cerca de 1h30 de combate, com uso de 600 litros de água.

Série de incêndios
Incêndio atingiu uma área com pallets às margens da BR-365, no bairro Vila Marielza, em Uberlândia – Crédito: CBMG/Divulgação

Na tarde deste sábado (4), um novo incêndio foi registrado na Vila Marielza, às margens da BR-365, onde pallets foram atingidos pelas chamas. Viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local para evitar a propagação do fogo.

19 hectares queimados em Patos de Minas

Em Patos de Minas, um incêndio de grandes proporções foi registrado na tarde de sexta-feira (3), aos fundos de um supermercado no bairro Alto Caiçaras. De acordo com o 12º Batalhão de Bombeiros, cerca de 19 hectares de área foram queimados. Seis militares atuaram por aproximadamente duas horas no combate direto às chamas.

A queda de temperatura durante a noite ajudou a conter o fogo. Apesar disso, a corporação alerta que, mesmo com o fim do período de estiagem se aproximando, os chamados para queimadas continuam frequentes.

Fogo em vegetação atinge carreta em Paracatu

Em Paracatu, um incêndio em vegetação se espalhou e atingiu uma carreta estacionada próxima ao aeroporto, na manhã deste sábado (4).

Série de incêndios
Área de vegetação fica em chamas e fogo atinge carreta estacionada em Paracatu – Crédito: CBMG/Divulgação


Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou em uma área de mato e, devido ao vento, alcançou o veículo de carga. A equipe conseguiu conter o incêndio antes que se propagasse para outros caminhões. Ninguém ficou ferido.

×

Leia Mais

Risco de queimadas e orientações

Com a umidade do ar abaixo de 30%, a Defesa Civil alerta para os riscos à saúde e reforça medidas preventivas:

  • Evite atear fogo em lixo, pastos ou terrenos baldios;

  • Mantenha-se hidratado e evite exposição ao sol nas horas mais quentes;

  • Use soro fisiológico nos olhos e nariz para evitar ressecamento;

  • Evite atividades físicas intensas entre 10h e 16h;

  • Em caso de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).