Tremor de terra de magnitude 2,5 é registrado em Minas Gerais
Abalo sísmico ocorreu na noite de terça-feira (22) em Betim e foi o segundo em um intervalo de um mês
Um tremor de terra de magnitude 2,5 na escala Richter foi registrado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte na noite de terça-feira (22). O abalo ocorreu às 22h05, em uma área rural próxima à represa de Várzea das Flores, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB). A ocorrência foi confirmada pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).
Como funciona a escala
Até 2,5 – Terremoto geralmente não é muito sentido, mas registrado pelo sismógrafo;
2,5 a 5,4 – Frequentemente sentidos, mas causam apenas pequenos danos;
5,5 a 6,0 – Pequenos danos a prédios e outras estruturas;
6,1 a 6,9 – Muitos danos são causados em áreas bem povoadas;
7,0 a 7,9 – Grande terremoto, causa sérios danos;
8,0 ou mais – Enorme terremoto, pode destruir comunidades inteiras próximas ao epicentro

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Este foi o segundo tremor na mesma região em um intervalo de um mês. Em 22 de março, um abalo de mesma intensidade foi sentido no início da tarde. Em ambos os casos, não houve registro de feridos ou danos materiais, de acordo com a Defesa Civil municipal.
Moradores relataram ter ouvido um forte estrondo seguido de vibração. A RSBR, coordenada pelo Observatório Nacional com apoio do Serviço Geológico do Brasil, informou que o fenômeno pode ser percebido em diferentes pontos da cidade.
De acordo com especialistas do Centro de Sismologia da UnB, a região apresenta histórico de abalos recorrente, com registros anteriores de tremores de baixa magnitude.
A presença de uma falha geológica no subsolo contribui para a repetição dos eventos, considerados naturais e sem risco imediato à população.
A administração municipal informou que está em andamento a instalação de uma base para monitoramento sismográfico, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O objetivo é intensificar o acompanhamento da atividade sísmica local. A Defesa Civil permanece em plantão e pode ser acionada pelo número 199 na cidade.