Trecho da RS-453 onde ocorreu acidente com ônibus da UFSM já registrou mortes
Área entre Teutônia e Imigrante, no Vale do Taquari, é conhecida por declives acentuados e falta de infraestrutura de contenção
-
O acidente que envolveu um ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nesta sexta-feira (4), no município de Imigrante, alerta para alta incidência de acidentes no trecho entre os quilômetros 3 e 4 da RS-453, no Vale do Taquari.
No acidente desta sexta, envolvendo os estudantes, o veículo transportava 35 pessoas, entre estudantes e professores do curso de Paisagismo, e tombou após sair da pista em um declive acentuado. Conforme as primeiras informações divulgadas, pelo menos sete mortes foram confirmadas.
Segundo o prefeito de Imigrante, Germano Stevens, o local já foi palco de outros acidentes. Há cerca de três anos, um morador do município morreu em circunstâncias semelhantes.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Stevens afirmou que estudos chegaram a ser feitos para a construção de uma caixa de brita como medida de contenção, mas a obra não foi realizada:
O trecho é íngreme mesmo antes do ponto em que o ônibus perdeu o controle — disse o prefeito em entrevista à Rádio Gaúcha.
A hipótese de falha nos freios do veículo é investigada com possível causa do acidente, segundo a Polícia Civil. O coletivo desceu uma ribanceira após sair da pista e percorreu aproximadamente 52 metros até parar.
Leia Mais
Histórico preocupa
O trecho entre Teutônia e Imigrante, por onde o ônibus transitava, é conhecido pela inclinação acentuada e pela falta de infraestrutura adequada para casos de emergência.
Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o ponto exige atenção redobrada de motoristas, especialmente em condições de carga ou tráfego intenso.
Ainda em 2025, cinco pessoas morreram e uma ficou ferida após colisão entre caminhão do Corpo de Bombeiros e um carro, na Rota do Sol, RSC-453.
Em 2022, uma professora de 41 anos morreu após se envolver em um acidente na RSC-453, conhecida como Rota do Sol, em Westfália, no Vale do Taquari. O carro em que ela estava colidiu com dois caminhões. Já os outros motoristas não se feriram.
Outros acidentes de trânsito na região também já deixaram outras pessoas feridas no trecho.