Tragédia em Uberaba: especialista reforça cuidados para evitar mortes por asfixia em bebês

Caso de bebê encontrada morta ao lado da mãe levanta alerta sobre os riscos de dividir a cama com crianças; práticas seguras podem prevenir acidentes

, em Uberlândia

-

Especialistas alertam que dividir a cama com bebês é um risco grave que pode levar a casos de asfixia durante o sono. O médico pediatra Pedro Guerra, em entrevista ao site do Governo Federal, explica que a prática é perigosa, especialmente para crianças com menos de um ano.

“O bebê deve dormir em um berço com cabeceira elevada e com travesseiro antirrefluxo, de forma que a cabeça fique em torno de 30 graus. Isso ajuda a evitar asfixia por regurgitação”, detalha.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

SAMU - tragédia em Uberaba
SAMU atende caso de bebê asfixiada em Uberaba – Crédito: SECOM/MT

Outras recomendações incluem manter o berço livre de panos e objetos que possam obstruir a respiração, colocar a criança de barriga para cima e posicionar a cabeça levemente para a lateral. “Essas medidas simples são fundamentais para prevenir tragédias como essa”, reforça o especialista.

Leia mais:

 

A história de Maria Cecília serve como um alerta para que outras famílias adotem práticas seguras no cuidado com seus bebês.

Entenda a tragédia em Uberaba

Uma tragédia marcou a manhã desta quarta-feira (1º) no bairro Santa Maria, em Uberaba. Maria Cecília Oliveira de Castelo, uma bebê de apenas dois meses, foi encontrada morta ao lado da mãe no colchão onde dormiam na sala. A perícia confirmou que a causa da morte foi asfixia. O sepultamento ocorre nesta quinta-feira (2), no Cemitério São João Batista.

De acordo com o boletim de ocorrência, a família havia retornado de uma festa por volta das 5h e dormia em colchões no chão. A mãe, de 31 anos, relatou que se deitou ao lado da filha. Foi a avó da criança quem percebeu a gravidade ao notar que a bebê não respirava.

Apesar das tentativas de reanimação pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o óbito foi constatado às 8h20. A mãe fez o teste de alcoolemia e apresentou teor alcoólico de 0,60 mg/l. A polícia investiga o caso.