Tragédia com ônibus da UFSM: quem eram as vítimas que perderam a vida em visita técnica no RS

Acidente em Imigrante (RS) deixou sete mortos e 26 feridos; vítimas eram estudantes do curso de Paisagismo e tinham entre 21 e 71 anos

, em Uberlândia

O luto tomou conta da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) neste fim de semana, após o trágico acidente com um ônibus que transportava alunos do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição. A tragédia aconteceu na manhã de sexta-feira (4), na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e deixou sete vítimas fatais e outras 26 pessoas feridas.

As vítimas que perderam a vida foram identificadas oficialmente pela universidade na manhã deste sábado (5). Todas participavam de uma visita técnica ao cactário Horst, conhecido pela diversidade de espécies e relevância acadêmica para estudos botânicos.

Quem eram as vítimas do acidente com o ônibus da UFSM
magens aéreas mostram local do acidente com ônibus da UFSM no Rio Grande do Sul. Crédito: Rogério Schmidt JrGrupo Independente

Quem eram as vítimas do acidente com o ônibus da UFSM

As sete vítimas eram estudantes apaixonados por suas áreas de atuação e estavam em busca de aprendizado e troca de experiências. Confira quem eram:

  • Dilvani Hoch, 55 anos
  • Elizeth Fauth Vargas, 71 anos
  • Fátima E. R. Copatti, 69 anos
  • Flavia Marcuzzo Dotto, 44 anos
  • Janaina Finkler, 21 anos
  • Marisete Maurer, 54 anos
  • Paulo Victor Estefanói Antunes, 27 anos

Neste sábado (5), as cerimônias de despedida acontecem nas cidades de Santa Maria, São Martinho da Serra, São João do Polêsine, São Pedro do Sul e Estrela Velha. 

MAIS! UFSM confirma nomes de feridos em acidente com ônibus institucional em Imigrante

A UFSM, em nota oficial, lamentou profundamente a perda dos estudantes e reforçou o compromisso de apoio psicológico e logístico às famílias das vítimas, em parceria com a Defesa Civil, a Brigada Militar, o Ministério Público e a prefeitura de Santa Maria.

Além das perdas irreparáveis, 26 pessoas ficaram feridas, sendo que nove ainda permanecem internadas em hospitais de Teutônia, Estrela e Lajeado. O ônibus transportava um total de 33 passageiros. Veja a nota da UFMS na íntegra:

“Com profundo pesar, a Universidade Federal de Santa Maria recebeu a confirmação do falecimento de sete estudantes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico no acidente ocorrido na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (4) durante viagem para uma visita técnica ao cactário Horst, na mesma cidade.

A UFSM se solidariza com familiares e amigos de Dilvani Hoch, Elizeth Fauth Vargas, Fátima E. R. Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer, Paulo Victor Estefanói Antunes.

A UFSM se solidariza com as familiares e amigos(as) das vítimas. A força tarefa entre Prefeitura Municipal de Santa Maria, Defesa Civil, Brigada Militar, Ministério Público Estadual e UFSM permanece em contato com as famílias para auxiliá-los com encaminhamento dos trâmites legais e apoio psicológico.”

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Relembre o acidente com o ônibus da UFMS

Crédito: Lucas Abati

O acidente ocorreu por volta das 6h30 da manhã de sexta-feira (4), quando o ônibus da UFSM, que levava o grupo em uma visita técnica, saiu da pista e tombou em uma estrada na cidade de Imigrante. 

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. O grupo viajava para conhecer o cactário Horst, uma atividade curricular comum no curso de Paisagismo da instituição.

A tragédia mobilizou diversas equipes de resgate e desencadeou uma corrente de solidariedade que uniu autoridades locais, comunidade acadêmica e moradores da região. As investigações seguem para esclarecer as circunstâncias do acidente que interrompeu vidas e sonhos em plena busca por conhecimento.