Tragédia com ônibus da UFSM gera comoção e homenagens nas redes sociais
Estudantes e professores do Colégio Politécnico da UFSM estavam em uma visita técnica quando o veículo despencou de uma ribanceira no Vale do Taquari; luto e comoção dominam as redes
-
O trágico acidente com o ônibus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrido na manhã desta sexta-feira (4), na cidade de Imigrante, no Vale do Taquari, provocou uma forte comoção nas redes sociais.
O veículo transportava 35 pessoas, entre estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM, que estavam a caminho de uma visita técnica ao cactário Horst. Segundo informações da Brigada Militar, o ônibus teria perdido os freios e despencado de uma ribanceira, resultando em pelo menos dez mortes e diversos feridos.

MAIS! Acidente com ônibus da UFSM deixa mortos e feridos no RS; universidade decretou luto
Nas redes sociais, a comoção foi imediata. Mensagens de luto, orações e solidariedade tomaram conta dos comentários, não só de quem conhecia as vítimas, mas de internautas de todo o Brasil. Em uma publicação nas redes sociais, o internauta Guilherme Chitolina relatou que havia sonhado com um acidente semelhante duas semanas antes. “Eu tive um sonho a 2 semanas atrás de um acidente de ônibus, que saía de uma curva e passava reto direto pro mato. Hoje acontece isso”, escreveu.
Autoridades também se manifestaram. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou o ocorrido em nota oficial e decretou apoio total às equipes de resgate e às famílias das vítimas. Veja:
Ver essa foto no Instagram
A UFSM decretou luto oficial de três dias e suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta (4) e sábado (5). Equipes da universidade e da Prefeitura de Santa Maria foram mobilizadas para prestar assistência psicológica e orientar familiares.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Ver essa foto no Instagram
O prefeito de Imigrante classificou o acidente como “a maior tragédia da história do município” e destacou que o trecho onde aconteceu o acidente já foi palco de outras mortes no passado, reforçando o alerta para a necessidade de medidas urgentes de segurança viária na região.
Enquanto hospitais da região, como o Ouro Branco (Teutônia), o Hospital Estrela e o Bruno Born (Lajeado), seguem tratando os feridos – alguns em estado grave – a comunidade acadêmica, amigos e familiares das vítimas tentam encontrar forças para enfrentar a dor da perda.