Teto da Igreja de Ouro em Salvador desaba durante visitação e mata uma pessoa
Turista de São Paulo perdeu a vida e outras seis pessoas ficaram feridas após o colapso parcial da igreja, que enfrentava problemas estruturais
Na tarde desta quarta-feira (5), um momento de visitação que deveria ser de fé e tranquilidade terminou em tragédia no Centro Histórico de Salvador. Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, famosa por seu interior revestido em ouro e conhecida como “Igreja de Ouro”, desabou, deixando uma vítima fatal e outras seis pessoas feridas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A vítima, Júlia, uma jovem de 23 anos que veio de São Paulo, estava visitando a igreja com três amigas quando o teto cedeu. Ela chegou à cidade a bordo de um navio, ancorado no Porto de Salvador. A
jovem não sobreviveu ao acidente, as amigas e outras vítimas foram rapidamente socorridas pelas equipes de resgate.
O local, que é um ponto turístico e religioso importante da cidade, foi isolado pelas autoridades, enquanto os Bombeiros e o SAMU trabalharam para retirar os feridos dos escombros.
Leia Mais
A Igreja de São Francisco já enfrentava problemas estruturais há vários anos, apesar de possui um valor histórico incalculável – reconhecida como um patrimônio material do Brasil e uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. No entanto, a falta de manutenção e a deterioração constante comprometem a estrutura.
Em 2023, a igreja passou por algumas reformas, mas muitos problemas continuaram sem solução, como o desgaste do teto e o estado de algumas pilastras e pisos.