Superaquecimento de panela mobiliza bombeiros e alerta para riscos na cozinha
Incidente nesta segunda-feira (29) no Jardim das Palmeiras reforça importância da prevenção; cidade lidera ocorrências no Triângulo Mineiro
-
Uma panela esquecida no fogão causou susto e mobilizou o Corpo de Bombeiros na manhã desta segunda-feira (29), no bairro Jardim das Palmeiras, em Uberlândia. O chamado, inicialmente registrado como incêndio residencial, relatava grande quantidade de fumaça e ausência de resposta dos moradores. Os militares precisaram arrombar o portão para acessar o imóvel, onde constataram que se tratava de uma panela superaquecida. Ninguém ficou ferido.
O caso reforça a atenção necessária para acidentes domésticos com panelas. Em 2025, Uberlândia lidera os registros de superaquecimento de panelas no Triângulo Mineiro, com 14 ocorrências acumuladas entre janeiro e agosto.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

De acordo com dados constantes no site do Corpo de Bombeiros de Minas, neste ano, Uberlândia lidera os registros de superaquecimento de panelas no Triângulo Mineiro, com 14 ocorrências acumuladas entre janeiro e agosto. Araxá registrou quatro casos, Patos de Minas dois, e Araguari, Ituiutaba, Frutal e Sacramento tiveram um registro cada. No mesmo período, outras situações de risco incluem incêndios em imóveis abandonados (34 registros), áreas urbanas pertencentes a órgãos públicos (33) e acidentes envolvendo fogo no entorno de unidades de conservação (19).
Riscos na cozinha
Segundo o Corpo de Bombeiros, situações como a de hoje podem evoluir rapidamente para incêndio ou acidentes graves. Entre as recomendações, ao deparar com a panela superaquecida, desligar o fogo imediatamente, cobrir a panela com pano úmido para abafar as chamas e, se disponível, utilizar extintor de classe K que é indicado para óleos e gorduras. Nunca jogar água sobre o óleo em chamas, tentar mover a panela ou deixar o fogo sem supervisão. Caso o incêndio saia do controle, a orientação é evacuar o local e acionar o 193.
Leia Mais
Outro equipamento que exige atenção é a panela de pressão, cuja má utilização pode gerar explosões e acidentes graves. Dados da Associação Brasileira de Proteção dos Consumidores indicam que pelo menos 1,2 mil acidentes por ano acontecem no país. Entre os cuidados estão verificar a borracha de vedação, nunca ultrapassar dois terços da capacidade da panela, manter a válvula de segurança limpa, nunca forçar a abertura da tampa e não deixar a panela sem supervisão.
O Corpo de Bombeiros reforça que a prevenção e manutenção adequada dos utensílios de cozinha e são fundamentais para evitar acidentes e incêndios, preservando vidas e bens. É importante, também, nunca deixar nenhum aparelho ligado na tomada ao sair de casa ou durante raios.