Programa de prevenção da violência contra a mulher é lançado em Minas Gerais
Com objetivo de reduzir índices de violência contra a mulher, Proteja Minas instalará Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs)
O programa Proteja Minas – voltado à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher – foi lançado nesta quarta-feira (15) pelo Governo de Minas, que irá instalar Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs) em cidades de todo o estado.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O objetivo do programa é prevenir crimes de violência doméstica contra mulheres e meninas. As UPCs contarão com atendimentos diretos ao público feminino, com equipes multidisciplinares de psicólogos, assistentes sociais e profissionais do Direito.
De acordo com o vice-governador, Professor Mateus (Novo), o “programa irá atuar de forma preventiva, atendendo mulheres que estão em situações de risco, onde a violência pode se instalar, evitando que perfis identificados como potenciais agressores evoluam para comportamentos violentos”.
Os atendimentos do Proteja Minas serão tanto individuais quanto coletivos. O programa terá oficinas, grupos reflexivos para mulheres em situação de violência, rodas de conversa, palestras e fóruns.
LEIA MAIS:
O Proteja Minas também irá alcançar escolas e associações de bairros. As atividades serão voltadas para meninas e mulheres que não têm histórico de violência, para criar uma rede de prevenção, proteção e informação desde a infância e adolescência.
A primeira cidade a receber o programa será Ubá-MG, que fica na Zona da Mata. Os atendimentos na UPC de Ubá devem começar na primeira quinzena de março.