Polícia Militar deixa de atender pelo aplicativo Salve Maria em Uberlândia

Prefeitura esclareceu que negocia nova parceria com o Estado para retomar o funcionamento do serviço

, em Uberlândia

-

A Prefeitura de Uberlândia informou nesta terça-feira (22) que a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) não realizará mais o atendimento direto das solicitações de emergência feitas por meio do aplicativo Salve Maria, incluindo aquelas acionadas pelo Botão do Pânico.

Mulher utiliza o aplicativo Salve Maria, criado para facilitar denúncias e pedidos de ajuda em situações de risco – Crédito: Secom/PMU

A decisão foi comunicada ao Município por meio de ofício do Centro de Operações Policiais Militares, com a justificativa de alinhamento aos procedimentos internos da corporação.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo o comunicado da Prefeitura de Uberlândia, a decisão foi tomada de forma unilateral pela PMMG. O Executivo fará um novo pedido para que a corporação reconsidere a medida. O ofício será enviado ao comando da corporação, com cópia ao Governo de Minas.

Além disso, a Prefeitura pediu apoio da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP), que participou da criação do aplicativo, para ajudar na negociação com o Estado e tentar retomar o funcionamento do serviço.

Denúncias

O aplicativo Salve Maria foi lançado em 2019. O desenvolvimento foi feito pela Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodaub), em parceria com a Secretaria Municipal de Governo. Desde então, o aplicativo soma mais de 25.200 downloads e possibilitou o envio de 1.400 denúncias.

Por meio de nota, a Polícia Militar reforçou que o atendimento oficial para urgências e emergências deve ser feito pelo número 190, canal autorizado pelo Estado de Minas Gerais.

A PM também destacou que, desde 21 de março de 2025, está em funcionamento o atendimento de emergências por meio do aplicativo MG/APP, plataforma oficial do Governo de Minas Gerais. O acesso também pode ser feito pelo site www.emergencia.mg.gov.br ou pelo Telegram, buscando “Emergência MG”.

×

Leia Mais